Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Que rodada maluca é esta ?

 

       São Paulo perdeu, Corinthians perdeu, Atlético Mineiro perdeu, Santos perdeu, Flamengo perdeu e Botafogo perdeu. Mas afinal de contas, o que houve ? Que quarta-feira maluca foi esta no Campeonato Brasileiro ?  Quem se habilita a explicar o que está acontecendo ?
       Pois eu acho que pode botar tudo na conta da Copa do Mundo 2014 e da Copa das Confederações que começa na semana que vem. Começo a achar que, apesar dos grandes benefícios que a realização de uma Copa do Mundo nos trará, nosso futebol vai pagar um preço muito alto.  Já agora, está tudo diferente. O nosso futebol não é assim.
       Começou com a reforma dos estádios para a Copa. Muitos clubes foram desalojados e praticamente perderam o mando de jogo. Também ficaram sem as melhores condições para realizar seus treinamentos. Coisas absurdas tem acontecido, como esta do Flamengo mandar seu jogo com o Náutico em Santa Catarina.
         Há também um outro aspecto que acaba influenciando. Ainda não está ocorrendo no Brasil, mas a tendência é de que logo, logo as atenções do público torcedor se voltem quase que exclusivamente para a Seleção. Tudo isso sem levar em conta os desfalques que times passarão a ter de forma quase  definitiva, porque terão ceder seus jogadores não apenas para a Seleção Brasileira, mas também para as de outros países, como  Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia e outros. É assim no mundo todo, não é só aqui. Imaginem os grandes times do mundo, como Barcelona, Real Madri, Bayern, Chelsea e outros, na época de Copa do Mundo, com seus jogadores se espalhando pelo mundo para defender as seleções de seus países.
         A tábua de classificação de hoje já nos mostra como tudo está diferente. É claro que teremos muita mudanças, mas já existe uma situação supreendente. Basta ver que Santos, Flamengo e Atlético estão na zona de rebaixamento. Em 12 pontos disputados, Santos e Flamengo só ganharam 2.
           Mesmo os clubes que ocupam os primeiros lugares estão com baixo aproveitamento. Cruzeiro, São Paulo  e Vitória, os três melhores, já disputaram quatro jogos (12 pontos) e estão com apenas 7 pontos. E já perderam sua invencibilidade no campeonato.
            O fato é que temos que estar preparados para grandes surpresas. Inclusive nas arrecadações. Quem pensava que a Copa no Brasil aumentaria o interesse do povo para o futebol, já viu que quebrou a cara.  As rendas do Brasileirão serão bem menores do que as do ano passado, podem apostar.

Um comentário:



  1. Quanto ao Corinthians, eu explico !! Como pode um jogador como PATO, perder 4 gols feitos, só no primeiro tempo ???? Assim realmente é impossível ganhar......
    Hamilton Nassif- 07/06/2013=

    ResponderExcluir