Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O maior culpado foi o Luxemburgo

       Foi vergonhosa a estréia do Grêmio na Fase de Grupos da Libertadores da América. Perder em casa para o tal do Huachipato, aí já é demais. Agora estão surgindo desculpas de toda a espécie, algumas até pertinentes, mas  o grande culpado foi mesmo o técnico Vanderlei Luxemburgo. A não ser que a absurda escalação de quatro novos jogadores numa partida de estréia da Libertadores tenha sido uma imposição dos dirigentes. Neste caso, Luxa não manda nada.
       O que me parece é que o treinador gremista, de quem sempre fui fã, se  deslumbrou com tudo o que rolou no Grêmio nos últimos meses. O homem se perdeu, o time a cada dia joga menos, só não vê quem não quer. O clube virou um balaio de gatos, com um incrível entra e sai de jogadores. Tudo isso com a conivência e talvez até o incentivo do treinador, que nos outros clubes em que trabalhou nunca havia visto tanta fartura.


       Esse esquema que está em vigor vai quebrar o Grêmio. Clube nenhum aguenta gastar tanto dinheiro assim. E o pior é que o time está piorando, em vez de melhorar.
       Tudo está dando errado no Imortal Tricolor. É um absurdo o que vem acontecendo com a nova Arena. No primeiro jogo, uma briga absurda entre torcedores gremistas, estragando a festa.  E a constatação de que o gramado foi mal feito e não está de acordo com um estádio de tão grande porte. Em seguida, o acidente provocado pela avalanche, contando com a infantilidade de quem projetou uma frágil cerca para segurar um bando de malucos que se joga de cima para baixo a cada gol tricolor. Tinha mesmo que cair. Simultaneamente a tudo isso, a equipe mostrava-se cada vez mais fraca, gerando esse desespero dos dirigentes, que começaram a contratar. A classificação para a Fase de Grupos veio na pura sorte. E ontem, o Grêmio não apenas perdeu, mas foi dominado por um adversário que não é respeitado nem no seu próprio país.
       Luxemburgo quer agora que o Grêmio volte a jogar no Estádio Olímpico, o que sem dúvida envergonharia a história do clube. Será o maior mico de que se tem notícia. E os torcedores do Inter vão deitar e rolar para o resto da vida.
       Insisto que Luxemburgo é o maior culpado. Ele deve ter avalizado todas estas dispensas e novas contratações. E convenhamos: Cris além de ser um jogador velho é muito inferior a Gilberto Silva. Esse Adriano não limpa a chuteira do garoto Fernando, elogiado por todo mundo. Não vejo nada mais no futebol deste chileno Vargas, que não joga o que Marquinhos e Marco Antonio vinham jogando. E duvido que André Santos e Wellington se firmem no Grêmio, pois são jogadores comuns. A rigor, só vi vantagem na contratação de Barcos, mas é preciso reconhecer que ele também não jogou nada ontem. Mas  Luxemburgo ficou lá, caminhando pra cá e pra lá, com uma baita cara de pastel, como se vê na foto.
         A derrota de ontem foi humilhante demais. Até o horrível Palmeiras ganhou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário