Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pra mim chega. Futebol só no ano que vem

       Acho que o que aconteceu ontem no Morumbi foi a gota d'água. Estou de saco cheio de futebol. É uma nojeira que está tomando conta do nosso maior esporte, paixão do povo por muitos anos. Não dá mais para aguentar. É uma coisa ruim atrás da outra. Brigas no gramado e fora dele. Torcidas organizadas, a maior parte delas delas integradas por marginais, por bandidos puros. Seguidamente vemos jovens morrendo por causa de futebol. Nenhum esporte vale tudo isso.
        Nas entidades que comandam o futebol, a corrupção corre solta. Sai um ladrão, logo entra outro. E nada acontece para recuperar a imagem do futebol. Meu Deus do Céu, como é que vamos sediar uma Copa do Mundo num clima como este ?

                                Os jogadores do Tigre só queriam tumultuar o jogo
        Eu já havia acusado de ser um time sujo, esse tal de Tigre, um clube pequeno que nunca foi campeão argentino e que está enfrentando os brasileiros como se fosse um Boca, um River ou um Independiente.
        Do jeito que eles bateram nos são-paulinos lá em La Bombonera, bateram aqui também. Com bola e sem bola. Como verdadeiros marginais. Mas o que aconteceu nos camarins, no intervalo, precisa ser muito bem investigado. Não é de hoje que se fala em "coisas estranhas" que costumam, ocorrer no sub-terrâneo do Morumbi, envolvendo árbitros e times que enfrentam o São Paulo. Há vinte ou trinta anos atrás, já haviam acusações. Me lembro de denúncias sobre a pressão violenta sofrida por um árbitro paranaense - Braúlio Gonçalves Zanotto - que estava apitando um jogo São Paulo x Botafogo e teve seu vestiário invadido no intervalo. Dizem que ele "comeu o pão que o diabo amassou".
                                  As marcas da violência ficaram nos vestiários
       Não sei o que realmente houve no intervalo. Pode ser tudo uma invenção dos catimbeiros argentinos. Mas a figura dos "seguranças", inserida no futebol, vinda do mundo do crime, não me agrada. Existe polícia para dar segurança. Por que os tais "seguranças" ?
       De qualquer forma, o São Paulo é o justo campeão da Copa Sul-Americana. Ganhou na bola, não há como contestar a superioridade dos tricolores dentro do campo. Mas fui dormir com um gosto ruim na boca. Não é deste futebol violento e marginal que eu gosto. Repito: estou de saco cheio com o futebol. Quem sabe melhora em 2013. Duvido muito !

Um comentário:



  1. Caro amigo Flávio, você é do meu time.Futebol é esporte , não ninho de abutres.!!! Tem meu total apoio, um abraço e Feliz Natal a toda sua família.

    Hamilton Nassif 14/12/2012

    ResponderExcluir