Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Dia triste para a arte brasileira

                Um dia de notícias tristes para as artes brasileiras. O carnavalesco Joãozinho Trinta e o ator Sérgio Britto nos deixaram mais pobres na nossa criatividade. Os dois morreram hoje, provocando muitas manifestações de pesar em todo o País.
                   A Arte Popular perdeu Joãozinho Trinta, que nasceu João Clemente Jorge Trinta, no dia 23 de novembro de 1933, em São Luis do Maranhão, onde também morreu hoje cedo, de choque séptico, pneumonia e infecção urinária. Ele superou dois AVCs, em 1997 e 2004, mas agora nos deixou aos 78 anos.
                    O Brasil inteiro conhece o trabalho de Joãozinho Trinta no carnaval carioca. "Povo gosta de luxo, quem gosta de miséria é intelectual" - disse ele uma vez, justificando o que fez nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Artista plástico e carnavalesco,  obteve trânsito livre em todos os setores da sociedade brasileira.
                      Mostrando sua versatilidade, ele projetou em 2001 o primeiro grande desfile de Natal do famoso "Natal Luz" de Gramado, no Rio Grande do Sul. A foto é do seu trabalho na Serra Gaúcha. Joãozinho Trinta será sepultado segunda-feira às 10 horas, na sua São Luis do Maranhão.

                O ator, diretor, roteirista de cinema, televisão e teatro, Sérgio Pedro Corrêa de Brito (foto) já tinha 88 anos anos, mas ainda era uma figura de extrema importância nas artes cênicas do Brasil. Tanto assim que ainda em 2009, ganhou o Prêmio Shell de melhor ator. 
                Foram 65 anos de carreira deste carioca, que nasceu no dia 29 de setembro de 1923 e morreu às 6h45m de hoje, de insuficiência respiratória. Sérgio Britto está sendo velado na sede da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, e será sepultado amanhã às 11 horas.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário