Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de julho de 2018

Começou o resgate dos
  meninos da Tailândia




       Seis meninos presos em caverna na Tailândia foram resgatados com sucesso neste domingo, segundo uma autoridade local citada pela agência de notícias Reuters. Trinta equipes médicas com ambulâncias e helicópteros aguardam do lado de fora da caverna para prestar socorro ao grupo.


                 A operação de resgate de 12 meninos e do técnico de futebol deles, presos em uma caverna inundada da Tailândia há 15 dias, começou finalmente neste domingo. Até as 10h25m (horário de Brasília), pelo menos seis meninos já haviam saído do local e foram encaminhados ao hospital. 
                   "Hoje é um grande dia. Os meninos estão preparados para enfrentar todos os desafios" — declarou Narongsak Osottanakorn, governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, em entrevista coletiva. 

                       "Sairão um por um. Isto vai durar dois ou três dias" — afirmou Chalongchai Chaiyakorn, outro integrante da célula de crise.
No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local onde estão os meninos e o técnico: seis de ida e cinco para a volta.   O trajeto na caverna de Tham Luan tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água. 

A morte de um ex-mergulhador da Marinha tailandesa na sexta-feira, durante uma operação de abastecimento, mostra o nível de perigo da travessia.   Vários meninos, com idades entre 11 e 16 anos, não sabem nadar e nenhum deles já praticou mergulho.

                                 O grupo está na saliência de uma rocha 4 km adentro do complexo Tham Luang, o quarto maior do país. Fortes chuvas estão previstas para este domingo na província de Chiang Rai, onde fica a caverna - e ela já começou.

                                              Os meninos retirados foram tratados numa tenda médica instalada na entrada da caverna e em seguida levados ao hospital. Ambulâncias estão no Parque para o transporte.


                        Os mergulhadores vinham ensinando aos 13 na caverna como respirar embaixo d'água e como usar o equipamento de mergulho. O mais importante agora, dizem eles, é evitar "pânico".

                 Na última semana, uma enorme operação de voluntários e da mídia se formou no local onde fica a entrada da caverna.  Mas nas primeiras horas do domingo, os jornalistas foram realocados para um ponto mais afastado e aumentou o número de policiais na entrada, aumentando a especulação de que o resgate começaria.

              Em seguida, o líder da operação, Narongsak Osottanakorn, confirmou que 13 mergulhadores haviam entrado na caverna para começar a trazer de volta os 12 meninos e seu técnico, de 25 anos.

            Outros socorristas estão na caverna a postos, incluindo mergulhadores de Tailândia, Estados Unidos, Austrália, China e Europa.

             Inicialmente, as autoridades locais e especialistas pensaram em manter o grupo dentro da caverna até o fim do período de monções na região - o que poderia significar que eles ficariam meses ali. 

               Mas estamos apenas no início da estação mais chuvosa no país, e ficou claro que a enchente que fez com que o grupo ficasse preso pode piorar nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário