Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sangue Sujo: No Nepal a menstruação pode matar


                                                                                             Fonte: site www.delas
                     Radha tinha 14 anos quando fugiu ao destino de nascer mulher num Nepal pobre e tradicional. Desde os sete que sabia de cor como eram tratadas as mulheres da família durante o ciclo menstrual. Viu todas as irmãs serem depositadas em abrigos de vaca para não contagiarem a casa com o “sangue sujo, impuro, contaminado” com que a Natureza as brindou e que a “ignorância e a tradição” castigaram. Quando lhe veio o período pela primeira vez, fugiu.
                Passaram 34 anos, mas o passado anda de mãos dadas com o presente e, por isso, a memória não esquece.
                “Testemunhei a minha mãe e as minhas irmãs a submeterem-se a todo o tipo de restrições. Fiquei horrorizada. Traumatizada. Quebrei as regras da minha família e fugi de casa sem permissão dos meus pais”, contou Radha Paudel  imprensa, numa conversa franca e sem tabus, em que falou da vida de luta e rebelião que leva desde que tem idade para pensar. Contra a família. Contra a sociedade. Contra a religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário