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Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

CARNAVAL 2018
Sem dinheiro, as escolas de samba do Rio
  se encolhem. Vai ser um desfile pobre !


                           Sou um carnavalesco por natureza. Mas desta vez estou preocupado, até mesmo com o Carnaval Carioca, que sempre foi tão rico. Este ano só se fala em economia, nada de luxo. É o que ocorre com a famposa Beija-Flor, que desfilará com fantasias e alegorias feitas com materiais rústicos. Coisa de pobre !

                          'A Beija-Flor abre mão daquele luxo extremo tradicional para usar o luxo extremo da criatividade". A definição do carnavalesco Cid Carvalho para a Azul e Branca de 2018 aponta que será uma "Beija-Flor nova", menos ostentosa e mais inventiva. Segundo Cid, a renovação da proposta estética da escola de Nilópolis é uma aposta da comissão de Carnaval para ilustrar um enredo de crítica social inspirado no clássico romance de terror 'Frankenstein', que está completando 200 anos.

                      "Não existirá uma Beija-Flor usando o luxo pelo luxo, um mar de plumas gratuito. O enredo nos aponta para outra direção. Teremos uma Beija-Flor usando em fantasias e alegorias desde utensílios de cozinha até o material mais rústico" - adianta Cid Carvalho. Ele está de volta à agremiação após 11 anos, responsável pela concepção das fantasias, integrando a comissão de Carnaval.
                    O enredo 'Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu' propõe um espelhamento da história da criatura construída em laboratório pelo cientista Frankenstein, da obra da britânica Mary Shelley, com os "monstros" da sociedade atual. Será um desfile de reflexões acerca de problemas políticos e sociais, como violência, corrupção, destruição ambiental e intolerância. No romance, a invenção é abandonada por seu criador e acaba se voltando contra ele.
                   "Com o tempo, essa criatura vai se tornando um ser agressivo, porque sempre quis ser acolhida pelo pai e nunca foi. A violência que vem transparecer dela é produto do meio. O monstro é monstro no sentido figurado, porque é, na verdade, uma vítima", analisa Marcelo Misailidis(foto), que assina a concepção cênica e a coreografia da comissão de frente.
                             De acordo com Misailidis, o público estará diante de uma obra aberta, na qual poderá identificar quem são os monstros de nossa sociedade. "Nós, cidadãos comuns, somos monstros muitas vezes. Somos os geradores do problema nas questões ecológicas, por exemplo, quando jogamos lixo na rua. Todo processo de descaso um dia volta contra você" - acrescenta.
                          O espetáculo começará tratando da obra clássica e depois adentrará as questões atuais. Terá cinco carros alegóricos, um tripé, 46 alas e 3.400 componentes. O patchwork (trabalhos manuais feitos de pedaços de tecidos emendados) foi adotado em fantasias e partes de alegorias para costurar esteticamente o enredo, já que o monstro do livro foi criado com pedaços de corpos humanos.
                               O último carro remete ao aniversário de 70 anos da escola, celebrado em 2018. É cercado por beija-flores multicoloridos e traz uma escultura azul de uma mãe com bebê no colo. "Este carro mostra que o que faltou nessa relação foi o cuidado daquele que deveria cuidar do outro. A mensagem final da Beija-Flor é esta: é importante saber amar. E o que a escola tem feito ao longo de 70 anos é saber amar sua comunidade", resume Misailidis.

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