Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Você sabia que a temporada
de pinhão começa no sábado ?




                 Nos conta o jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, que3 partir deste sábado (1.º de abril) está liberada a colheita e comercialização de pinhão no Paraná. Mas a permissão vale apenas para os frutos maduros, quando o pinha apresentam coloração verde-amarela ou marrom. A venda da pinha verde é proibida em qualquer época do ano.
                   Além de prejudicar o processo de reprodução da árvore, o consumo da pinhão antes da maturação completa também é um risco à saúde. Isso acontece porque, quando verde, a pinha tem alto teor de umidade e as sementes podem conter fungos.
                A mesma portaria do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que define as normas para colheita, comercialização e consumo do pinhão, também proíbe o abate de pinheiros adultos e com pinhas entre os meses de abril e maio. Pela regra, o corte da árvore só poderá ocorrer se ela oferecer riscos ou houver algum interesse social ou de utilidade pública. Nesses casos, o abate deve ser autorizado.Quem desrespeita as regras de colheita e comercialização do pinhão pode responder criminalmente pela ação e também está sujeito a multa, que varia de acordo com a quantidade de produto irregular apreendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário