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Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 29 de novembro de 2016


     Black Friday teve salto nas vendas 

         e queda nas reclamações



               Parece que os brasileiros se renderam à Black Friday. Importada do comércio americano, a data de mega-promoções, celebrada na última sexta-feira pelo comércio, teve em 2016 seu ano de maturidade: as vendas pela internet cresceram 60% em relação ao ano passado e os negócios no comércio de rua e nos shoppings de grandes cidades. 
            " A Black Friday passou a fazer parte da cultura das empresas, que ampliam as promoções e os descontos em seus sites e nas lojas de rua, e dos consumidores, que se preparam para aproveitar a data"— analisam especialistas em marketing. 
                  Neste ano, a data teve ainda a influência da crise econômica: como muitas redes de varejo não atingiram as metas de venda, as ofertas foram mais generosas e atingiram uma gama maior de produtos. Ao mesmo tempo, os consumidores, que passaram meses com sua lista de desejos na gaveta, aproveitaram para ir às compras.
                 O consumo estava represado, muita gente estava evitando gastar, e na Black Friday decidiu aproveitar as promoções.  A promoção transcendeu o universo online: muitas lojas de rua e nos shoppings ampliaram o horário de atendimento e investiram pesado em propaganda, na tentativa de engolir uma fatia dos negócios.
             As reclamações de propagandas enganosas, condições abusivas ou instabilidade nos sites que dominaram a Black Friday tupiniquim em anos anteriores — se repetiram, mas em menor grau. 
                                                      

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