Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

                                     
                       A vez do simpático     C  O  E  L  H  O 

 
O 42º participante da série "Bicho Amigo" é sem dúvida um dos animais que ocupam lugar especial em termos de simpatia.  Todo mundo gosta do  C O E L H O 
 
Esta simpatia deve-se em grande parte à ligação que se estabeleceu entre ele a festa de Páscoa.   O "Coelhinho da Páscoa" é uma das figuras mais queridas pela criançada. E não apenas no Brasil, como alguns podem pensar.
 
 
                    Na verdade, os coelhos não põe ovos. Por isso, as pessoas se perguntam por que os dois (coelhos e ovos) são símbolos da Páscoa ?
 
                    O ovo é uma tradição antiga, que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no dia 21 de março, para celebrar o fim do inverso e o início da primavera (aqui no Brasil, fim do verão e início do outono).   E quando a Páscoa cristã passou a ser celebrada, a troca de ovos foi incorporada à Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.
                     Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados.  A tradição dos ovos de chocolate começou na França, no Século 19, quando os ovos doces tomaram conta da comemoração.
                       E a tradição do Coelho de Páscoa é mais recente, se comparada à dos primeiros  ovos de galinha decorados. O costume surgiu no Século 16, na Alemanha. Os alemães é que trouxeram o hábito para a América, no Século 19.  O Coelho foi associado à Pascoa porque se reproduz muito rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.  
 
Existem mais de 50 coelhos em todo o mundo. O mais conhecido é o chamado "coelho comum", que se adapta bem a vida durante o dia. Já o "coelho selvagem" tem hábitos noturnos.
Os coelhos vivem em lugares com muito verde. Podem ser encontrados em todas as regiões do Brasil.
Mas a origem  dos coelhos é o norte da África (Marrocos e Tunísia) e a Europa (Espanha).
 
 
O tempo médio de vida de um coelho vai de 5 a 10 anos.
Os coelhos são mamíferos e caracterizam-se pela cauda curta, orelhas e patas compridas. Porém, os coelhos são animais que correm.
A maioria deles é acostumada a iniciar abertura de galerias no subsolo. E ali fazem seus ninhos.


O período de gestação é de 30 a 40 dias. As coelhas podem ter de 3 a 6 ninhadas por ano. E cada vez que engravida, nascem de 4 a 12 filhotes. Desta forma, uma coelha pode chegar a ter 70 filhotes em um ano.
 


 
 
 


 

 
 
O Tamanho  normal de um coelho vai de 18 a 30 centímetros,  pesando de 3 a 4 kg.  Mas vez por outra aparecem os chamados coelhos gigantes. Como "Darius", nascido numa casa de campo de Worcestershire, na Inglaterra. Ele mede um metro e meio e pesa mais de 22 quilos. É considerado o maior coelho do mundo.
Maior do que a maioria dos gatos e cachorros. "Darius" come por ano 2 mil cenouras e 700 maçãs. Ele pertence a raça Continental Giant Rabit e é muito sociável, relacionando-se bem com as pessoas.
Vejam na foto abaixo, "Darius" no colo de sua dona, a inglesa Annette Edwards.
 
 

 
 

2 comentários: