Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 17 de dezembro de 2016


   Mexer no cartão de crédito
       é uma grande burrice 


                  Entidades de defesa do consumidor e representantes de lojistas divergem sobre a proposta do governo, ainda não aprovada, que permite que os comerciantes possam cobrar preços diferentes nas compras com cartão, dinheiro ou cheque.  Acho que estão fazendo uma grande bobagem !
                Pela medida, anunciada nesta quinta-feira em um pacote de estímulo à economia, o comerciante pode passar a dar descontos ao consumidor que comprar com dinheiro, por exemplo. O governo não especificou como a medida seria implementada. Hoje a prática é proibida pela resolução 34/1989, do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.
                 As operadoras de cartões cobram dos lojistas uma taxa para operar com o "dinheiro de plástico". Esse custo, somado a impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é geralmente repassado ao consumidor e pode encarecer a mercadoria ou serviço. Sem a cobrança extra, o pagamento em dinheiro poderia ser mais barato.
                Ao defender a proposta, o governo afirma que a diferenciação de preços é vantajosa para o consumidor e “regulariza uma prática informal no comércio”. Também argumenta que ela estimula a competição entre os comerciantes.

                 Particularmente, acho que o cartão de crédito tem sido de grande valia para o povo brasileiro, que raramente tem dinheiro na mão para pagar suas compras  à vista.  Para quem paga a sua fatura rigorosamente no vencimento, o cartão de crédito é muito bom.  Estão tirando a melhor opção do comprador brasileiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário