Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

   O desfile da gauchada
em POA foi emocionante





            Mais de 1,5 mil cavalarianos desfilaram nesta terça-feira na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, para celebrar o 20 de Setembro, em um grande desfile tradicionalista. A data celebra os 181 anos da Revolução Farroupilha e reuniu milhares de pessoas desde o começo da manhã ao lado do Guaíba para assistirem a renovação da tradição gaúcha. Ao todo, mais de 10 mil pessoas participaram do evento, que neste ano teve como tema a República das Carretas, inspirado no romance de Barbosa Lessa. Ainda cerca de 3 mil tradicionalistas de 67 piquetes relembraram a data em suas vestes, cantos, movimentos e ferramentas típicas utilizadas pelo gaúcho.

                               O chimarrão, as espadas de luta, os arrelhos dos cavalos e os lenços vermelhos nos pescoços. Em todos os momentos foi possível observar e viver a cultura gaúcha. As prendas e peões acordaram cedo para desfilar em cavalos, carroças ou caminhões. Nenhum gaúcho que esteve na avenida deixou de levantar o chapéu, o braço ou mesmo aplaudir os que passavam.

                            Como demanda a tradição, o desfile comemora os momentos marcantes da revolta farroupilha, que teve início no dia 20 de setembro de 1835 e terminou em março de 1845. O evento começou com as honras ao governador do Estado, José Ivo Sartori, executadas pela Banda da Brigada Militar. Sartori não se pronunciou oficialmente durante o evento e permaneceu no palanque ao lado de autoridades até o final do desfile.

                      Na saída, ele destacou, rapidamente, entre alguns gritos de descontentamento pela atual situação que o Estado enfrenta, que “a Revolução Farroupilha é um marco importante na vida e na consciência de todos os gaúchos, na medida em que a luta contra a centralização excessiva produz uma consciência que vai passando de geração para geração para construirmos um dia, quem sabe, uma federação de verdade”.
                           O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, afirmou que esse é um momento de renovação do sentimento tradicionalista gaúcho. “Todo gaúcho e gaúcha enxerga uma identidade regional e local que o representa, isso que faz a data ser tão importante”- afirmou. “O desfile vem coroar todo um trabalho que começou a ser construído nos Festejos Farroupilhas lá em 20 de agosto, quando a chama foi acesa em Triunfo” -  comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário