Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Minha Pelotas faz 204 anos hoje !



          Uma série de atividades marca os 204 anos da cidade gaúcha de Pelotas nesta quinta-feira, durante todo o dia. Eventos culturais, gastronômicos, esportivos e de lazer, a maioria com entrada franca à população, celebram a Semana do município. É a minha cidade natal, da qual me orgulho muito.

       Pelotas está localizada a 250 km da capital do Estado, Porto Alegre, sendo uma das principais cidades do Estado e ponto de referência no sul do Rio Grande do Sul. Seu nome é originário das embarcações de couro, utilizadas pelos primeiros colonizadores - padres jesuítas, portugueses e espanhóis - para transitarem pelo rio que cruza a cidade, hoje conhecido como Pelotas. 

      Um intenso e próspero negócio surgiu: as charqueadas, onde a carne era salgada e exposta ao sol para durar bastante tempo. Este próspero negócio foi trazido para o Rio Grande do Sul por um português proveniente do Ceará, José Pinto Martins, que estabeleceu-se às margens do Pelotas. 

       Em 7 de julho de 1812, a cidade foi fundada. Tornou-se rica e próspera, sendo rota obrigatória de atividades culturais. A herança dos portugueses pode ser encontrada na arquitetura local, nas ruas, culinária e cultura.

      A principal atividade do município é o comércio, que atrai moradores de todas cidades vizinhas. Em Pelotas existe um grande número de estabelecimentos comerciais e empresas de prestação de serviços. É pólo industrial na confecção de doces artesanais e sua qualidade e sabor são nacionalmente conhecidos e difundidos através da Fenadoce - Feira Nacional do Doce, que acontece todos os anos no mês de junho, onde grandes e pequenos produtores de doces divulgam seus produtos aos visitantes.

           Neste cenário, o Jornal Diário Popular vem desde 1890 circulando ininterruptamente, sendo o terceiro jornal mais antigo do Brasil e o mais antigo do Rio Grande do Sul, ajudando a contar e a fazer a história de Pelotas.

                     Se você quer saber um pouco mais sobre a cidade de Pelotas, adquira o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do Diário Popular. Nele estão reunidos dados históricos e é possível fazer um tour pela cidade, com fotos e vídeos mostrando um pouco da pluralidade cultural e arquitetônica de Pelotas. Também possui o mais completo banco de dados da região, fornecido pelo ITEPA da UCPEL. Você pode adquirir o CD-ROM comemorativo aos 111 anos do DP diretamente na sede do jornal, na rua XV de Novembro, 718, na BookSul Livraria e Locadora de Livros, na rua Gen. Osório, 808 loja 09, ou através do site www.booksul.com.br

                                                     DADOS DA CIDADE

POPULAÇÃO: 330 mil habitantes
 ANIVERSÁRIO DA CIDADE:  07 de julho
 PRINCIPAIS ATIVIDADES:  Indústria, Comércio e Agropecuária
PRINCIPAIS EVENTOS ANUAIS: Carnaval, Fenadoce, Fecriança e Expofeira DISTÂNCIAS:  Porto Alegre: 273 km;  Bagé: 200 km;  Chuí: 267 km; Santa Maria: 333 km; Montevidéu: 637 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário