Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Está tudo mudado nos aeroportos !

         Risco de terrorismo
                 ou Jogos Olímpicos ?

             A partir de hoje, os passageiros estão passando por procedimentos de inspeção mais rigorosos nos aeroportos brasileiros. Confira as principais medidas anunciadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
                Pra começar, todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e do agentes, e com presença de testemunha.
          Agora, os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.
           E os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão, para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.
               As filas deverão ficar mais longas.  A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Avianca, Azul, Gol e Latam, informou que os operadores aeroportuários preveem que a mudança aumentará o tempo de chegada às salas de embarque.
                 A Anac informou que serão tomadas medidas para evitar grandes filas, mas não detalhou os procedimentos previstos. "Os operadores aeroportuários estão cientes dos novos procedimentos de segurança e adotarão as medidas necessárias para agilizar o processamento dos passageiros.
            As empresas aéreas orientam os passageiros dos voos nacionais a se apresentarem para o check-in com antecedência de pelo menos 1h30m antes do horário de saída do voo. E as crianças também podem ser submetidas à revista física. A Anac não informou a idade mínima por "questões de segurança".
Se o passageiro se negar a passar pelos procedimentos de inspeção, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto, e a mudança vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros. A informação oficial é de que  a inspeção mais rigorosa não tem prazo para acabar. A Anac afirma que a medida, que começou dias antes da Olimpíada, não tem ligação com os jogos ou com outro fator externo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário