Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de março de 2016

                                     F  L  A  M  I  N  G  O
                      

                                         é o "Bicho Amigo" da Semana 


                                Na primeira vez que eu fiquei frente a frente com o Oceano Pacífico, no Chile em 1989, na linda cidade de Viña del  Mar, minha visão foi mais ou menos esta da foto. Centenas de aves pintavam  a costa chilena de cor-de-rosa, num espetáculo inesquecível. Eram os FLAMINGOS, que aqui aparecem hoje como 47ºs participantes da nossa série "BICHO AMIGO".




                   Existem no mundo cinco espécies de flamingos, sendo que no Brasil vive apenas o flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis), que pode ser observado no sul do País.
O Zoológico de São Paulo mantinha (não sei se ainda estão lá) duas espécies que podem ser diferenciadas principalmente pelo tamanho e pela coloração. O flamingo-chileno é de menor porte e tem um tom de rosa mais claro, enquanto o flamingo-rosa (Phoenicopterus ruber), considerado a maior das cinco espécies, é de cor rosa mais intensa.


                      O flamingo é uma ave pertencente à família Phoenicopteridae da ordem Phoenicopteriformes. Anteriormente pertencia a ordem Ciconiiformes. Tradicionalmente todas as espécies eram incluidas no género Phoenicopteruss, mas atualmente o flamingo-andino e o flamingo-de-james são considerados um gênero à parte, Phoenicoparrus, por causa de certas diferenças no bico, e o flamingo-pequeno também foi incluído no seu próprio género, Phoeniconaias .
 
 
                    Os flamingos são aves pernaltas, de bico encurvado, que medem entre 90 e 150 cm. A sua plumagem pode ser bastante colorida em tons de rosa vivo. São animais que se alimentam de algas e pequenos crustáceos através de filtração.
                    Na Fundação do Zoológico de São Paulo, esses animais são alimentados com uma dieta adaptada, mas que fornece todos os nutrientes necessários, sendo composta por sardinha e verdura picadas, angu de milho, queijo de soja, ração triturada e uma pequena porcentagem de cataxantina artificial em pó ou coloral, proveniente de semente de urucum.
 
 
                 Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusivamente habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos . São animais de hábitos migratórios que podem voar aproximadamente 500 quilometros por dia, em busca de alimento e locais para nidificação (construir ninhos).
                 Vivem em grandes colônias que variam de três a seis mil pares!  Assim, reproduzem-se em grupos, botando apenas um ovo que nasce em média após 29 dias.


         Entre 3 a 6 anos atingem a maturidade sexual e podem viver longos períodos,  tanto em vida livre (33 anos) como em cativeiro (44 anos).
          Os flamingos são animais filtradores que vivem próximos a água de onde provém sua dieta, composta principalmente de vegetais e invertebrados aquáticos. E é em grande parte desses invertebrados que está presente a substância chamada cataxantina que confere ao animal a coloração rosada. Na falta dessa substância, as penas tornam-se esbranquiçadas.

Os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas. Algumas espécies conseguem inclusive habitar zonas de salinidade extrema, como os lagos africanos do Vale do Rift.
O flamingo é a ave nacional de Trinidad e Tobago.
 


EspéciesLocalização Geográfica
Flamingo-comum (Phoenicopterus roseus)Partes da África, sul e sudoeste da Ásia, sul da Europa (mais difundido)

Flamingo-chileno (Phoenicopterus chilensis)
Região temperada da América do Sul
Flamingo-americano (Phoenicopterus ruber)Da Flórida, passando pelo Caribe, Ilhas Galápagos até a costa norte da América do Sul (Cabo Orange)

Flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor)
África (p.ex. Vale do Rift) até noroeste da Índia (mais numeroso)


Flamingo-de-James (Phoenicoparrus jamesi)
América do Sul (exclusivamente nos Andes chilenos)
 

Flamingo-andino (Phoenicoparrus andinus)


 

América do Sul (exclusivamente nos Andes chilenos)

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário