Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Em israel, ex-chefe de governo vai pra cadeia !


 
                             Em Israel, o ex-primeiro-ministro (equivalente ao nosso presidente) Ehud Olmert começou a cumprir nesta segunda-feira (15) uma pena de cerca de 19 meses de prisão por corrupção e obstrução à justiça. Ele entrou na prisão de Maasiyahu na cidade de Ramla, no centro de Israel (foto), um pouco antes das 10 horas (6 horas de Brasília), informou a AFP.

                             Assim, Olmert, de 70 anos, tornou-se o primeiro ex-chefe de governo israelense a ser preso, ao começar a cumprir uma pena de cerca de 19 meses por corrupção e obstrução à justiça.
Este ex-advogado, amante do luxo, de roupas caras e de boa comida, permanecerá detido em uma ala reservada a certos presos.  O único tratamento especial que receberá se refere a sua segurança, já que, como ex-chefe de governo, é depositário de informações sensíveis, segundo uma fonte penitenciária.

               Olmert, ex-membro do Likud - partido de direita do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu - ficará detido nesta ala do centro, um setor especial de 18 vagas reservado aos que "não podem ficar com o resto da população carcerária".Esta zona conta com seis celas, cada uma com três camas, ducha e vaso sanitário, armário, mesa, cadeiras e um televisor, mas com um número limitado de canais. No corredor há telefones e a ala dispõe de uma sala de descanso, um pátio, salas, uma sinagoga, uma biblioteca e um refeitório.
 
             Olmert se vestirá como quiser no interior da prisão, mas utilizará o uniforme laranja de presidiário se precisar sair do complexo penitenciário. O ex-chefe de governo dividirá seu espaço com o ex-presidente Moshé Katsav, que cumpre uma pena de sete anos por estupro.

              Olmert foi condenado por receber subornos no âmbito do faraônico projeto imobiliário Holyland de Jerusalém quando era prefeito da cidade (1993-2003). Além disso, foi condenado em maio de 2015 a oito meses de prisão por ter recebido sem declarar dezenas de milhares de dólares do empresário americano Morris Talansky quando era ministro de Comércio e Indústria (a partir de 2003). A apelação por este caso ainda deve ser examinada pelo Tribunal Supremo, em uma data que ainda não foi fixada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário