Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                     R A I N     A N D      T E A R S
                                                
                                   D e m i s     R o u s s o s


  de: Vangelis Papathanassiou  / Boris Bergman


                 
                                             

                    Meu cunhado e meu amigo, Luiz Mario Prando (foto) é o responsável pela canção que hoje aparece na série "Canções que ficam pra Sempre.  E a escolha dele é das melhores, porque "RAIN AND TEARS" é mesmo uma música sensacional, como podemos confirmar no vídeo acima, na interpretação do notável e saudoso  DEMIS ROUSSOS.

                       E os compositores desta maravilha foram o músico grego VANGELIS PAPATHANASSIOU e o letrista britânico de origem russa BORIS BERGMAN.
 
    Pra começar, vamos ouvir o grande Roussos em uma de suas melhores performances
 



A letra de Rain and Tears



                     Boris Bergman (foto) , de origem russa, nasceu em Londres em  É um letrista , escritor , ator e dramaturgo britânico . Ficou muito conhecido como letrista dos primeiros sucessos de Alain Bashung .

                       Boris chegou à França com seus pais aos 14 anos já apaixonado por escrever. E começou escrevendo sua primeira canção, Nocturne para Eva em 1967 e início de 1968 .   Acabou se tornando um dos melhores letristas do seu tempo, fazendo versos para os mais famosos cantores do Planeta. Impossível resumir em pouca linhas a obra colossal de Boris Bergman.
 
    Mas esta letra de Rain and Tears
       já mostra seu magistral talento:  


How many times I've seen
tears coming from your blue eyes

Rain and tears, are the same
but in the sun
you've got to play the game

Give me an answer of love
(o----ooohhh)
I need an answer of love
(o----ooohhh)
Rain and tears, in the sun
But in your heart
you feel the rainbow waves

Rain and tears
both I shun
for in my heart there 'll never be a sun

Rain and tears, are the same
but in the sun
you've got to play the game
Game...
 

                            
          A música é de um verdadeiro mestre

            
                          Evángelos Odysséas Papathanassíu é o nome completo de Vangelis, genial compositor da música de "Rain and Tears".  Nascido em Vólos, no dia 29 de março de 1943, ) é um músico grego dos estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente.
 
                       Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire ("Carruagens de Fogo"), a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492: Conquest of Paradise ("1492 - A Conquista do Paraíso  - Cristóvão Colombo"), com a música instrumental "Conquest of Paradise".
             
                       Vangelis é conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos de Carl Sagan. E entre suas composições, está o tema da Copa do Mundo de 2002.
   
                        No início dos anos 60, Vangelis formou um grupo pop, o Forminx (ou "Formynx"), que se tornou muito popular na Grécia. Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Child com os integrantes Demis Roussos, vocalista, e Loukas Sideras. São conhecidas na Europa, como também no Brasil, como canções de sucesso: "Rain and Tears", "Marie Jolie", "It’s Five O’Clock".

                       Várias musicas suas apareceram em vários programas de televisão no Brasil como por exemplo os da apresentadora Xuxa, principalmente no "Xou da Xuxa" em 1992, incluindo uma versão de "Hymne" feita pelo Space 2-000 para o último programa.  Além disso suas trilhas foram usadas com exaustão nos programas do SBT como "Nações Unidas" e "Troféu Imprensa". Outro programa da emissora a usar uma canção do músico foi o "Domingo Legal", quando dava notícias de última hora. A música em questão é Nucleogenesis Part 1.
 
 
  A Voz que deu vida à canção
 

                                        A morte de Demis Roussos  é até hoje lamentada no Brasil e no Mundo.    Filho de pais expatriados (George e Olga), tanto ele quanto os pais nasceram no Egito. Demis nasceu e foi criado em Alexandria. Três anos depois, nasceu seu irmão Costandinos. O cantor foi fortemente influenciado pela música árabe. Aos dez anos de idade, fã do estilo jazz, aprendeu a tocar trombeta. Depois dos seus pais terem perdido tudo, após a Crise do Canal do Suez, a família voltou para a Grécia, quando Demis tinha quinze anos.
 
                                       A partir de então, Demis participou de vários grupos musicais. O primeiro, com dezessete anos, The Idols, quando tinha de trabalhar para sustentar a sua família. Já nesse grupo Demis começa a destacar-se como cantor, a partir do momento em que é solicitado para substituir o vocalista que estava cansado, para cantar algumas músicas (o que começou com “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”).
 
Com o compositor Lakis Vlavianos, Roussos deu início à banda We Five, já como vocalista principal. Mas só se tornoua mais conhecido a partir de 1968, com a banda de rock progressivo Aphrodite's Child, formada no Reino Unido, para a qual Demis se associou a outros dois músicos gregos, respectivamente Vangelis  e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista, depois também como guitarrista e baixista. Vangelis ficou como compositor principal e teclista, enquanto Loukas cuidava da bateria. No entanto, por falta de permissão para trabalhar em Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, então no auge da Revolução de Maio de 1968.
 
                 E o primeiro álbum foi justamente Rain and Tears, que obteve um tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas em França, altura em que nasceu a sua primeira filha, Emily. Nos três anos seguintes o desempenho do grupo foi excelente. Com uma voz ao estilo de ópera de Roussos, a banda passou a ter sucesso am nível internacional.
 
                 Mas aí veio a "infeliz" canção  " 666", lançado em 1970. Logo após o lançamento dessa obra,  o boicote dos cristãos da Europa aos seus shows, provocou uma série de cancelamentos de agendas e eles tiveram que acabar com o grupo.

 
Só ele e Frank Sinatra conseguiram colocar 150 mil pessoas no Maracanã para um show. Só isso já atesta o prestígio que o cantor Demis Roussos, nascido em Alexandria, no Egito, tinha no mundo inteiro na década de 70, quando veio ao Brasil pela primeira vez.  Ele morreu em janeiro de 2015, aos 69 anos, em sua casa, na Grécia. 
 

             Com seus cabelos e sua barba compridos, Roussos era um homem bonito e talentoso. Começou bem novo, como um humilde trompetista de bar.
 
                Voltou ao Brasil em 2005, para três apresentações. Sua morte foi causada por um cancro no estômago fulgurante, que fez com que ele ficasse um longo tempo num hospital de Atenas, onde faleceu.

A tradução de "Rain and Tears" para o português

                               " CHUVA E LÁGRIMAS "

 
Chuva e lágrimas são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo

Quando choras
No inverno
Você pode fingir
Que não é nada, mas a chuva...

Quantas vezes eu vi
Lágrimas vindo de seus olhos azuis

Chuva e lágrimas, são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo

Dê-me uma resposta do amor
(o----ooohhh)
Preciso de uma resposta do amor
(o----ooohhh)
Chuva e lágrimas no sol
Mas em seu coração
Você sente as ondas do arco-íris

Chuva e lágrimas
Ambas evito
Pois em meu coração nunca haverá um sol

Chuva e lágrimas são a mesma coisa
Mas no sol
Você tem que jogar o jogo
Jogo...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário