Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

       " DESENCONTRO   DE  PRIMAVERA"
                   H e r m e s      A q u i n o


                      

 
A música une mesmo um país. E aqui está um atestado disto. A ótima amiga Rilar Aquino (foto),  professora lá do Rio Grande do Norte, solicitou a inclusão na série "Canções que Ficam Pra Sempre" de uma canção escrita lá no Rio Grande do Sul: "DESENCONTRO DE PRIMAVERA".
 
O autor ficou famoso por outra canção lançada no mesmo álbum, em 1976: "Nuvem Passageira", que fez enorme sucesso e foi tema da novela "O Casarão". E o nome do talentoso compositor é HERMES AQUINO, gaúcho da cidade de Rio Grande, carinhosamente conhecida como "Noiva do Mar".
                                                        

                                Uma linda canção de amor. É assim que pode ser considerada "DESENCONTRO DE PRIMAVERA".  Veja que letra bem feita e cante junto com o vídeo:

                                Uma andorinha no céu passou e disse /  Que o amor que eu tinha foi-se embora /  Ai, desacerto que cruza nossas vidas tão normais /  É solidão que já vem, é alegria que vai...
 
                                  Uma tristeza que corta a vida da gente / Antes que a primavera se decida / A pôr as flores nos campos / E o verde nas folhas com banhos de mar /  O sol por sobre a cidade, o vento vai cessar / O sol por sobre a cidade, o vento vai cessar...
 
                                   Ai, a solidão é uma canoa /  Navega o corpo e a alma voa / Além do céu, além do mar /  Ai, no pensamento a gente voa / Qualquer problema é coisa à toa /  Fica tão fácil de se amar...
 
                                    E me recordo dos beijos, rosto e tudo /  E dos amores que praticamos juntos / O sal do corpo esquecido / Nas noites tão doces de beijos e bar / Realidade é uma sombra, eu começo a sonhar /   Realidade é uma sombra, eu começo a sonhar
 
Entre os vários cantores que regravaram "Desencontro de Primavera" está LEONARDO, com uma ótima interpretação
                           
 
 
O compositor, cantor, poeta, músico e publicitário HERMES AQUINO nasceu numa cidade vizinha a minha Pelotas. Ele é de Rio Grande, cidade importante, único porto de mar gaúcho e extremamente tradicional.
 Está na música desde os 20 anos de idade (1969) e fez trabalho muito importantes. O seu maior sucesso foi mesmo "Nuvem Passageira", que um dia recebeu um comentário especial do famoso Tom Zé, que disse numa entrevista em 2010: "Eu gostaria de ter sido o autor de Nuvem Passageira."
 
Ótimo violonista, Hermes foi autor de outras lindas canções, como "Longas Conversas" e "Desencontro de Primavera" em 1976. "Santa Maria", "Chuva de Verão" e "Senhorita", que vieram em 1978.
 


                      O primeiro sucesso de Hermes Aquino como intérprete foi  com "Flash" uma parceria com sua prima Lais Marques. A canção participou do 4º Festival Internacional da Canção. Com Lais ele fez também "Planador".  Outra boa parceria sua foi com Tom Zé, a canção "Você Gosta ?".
 
                        Hermes morou por algum tempo em São Paulo, mas voltou ao Rio Grande do Sul onde também atua como produtor de jingles.  Aos 66 anos, Hermes Aquino é um profissional realizado.                                







Nenhum comentário:

Postar um comentário