Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 10 de janeiro de 2016

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                                "  O   U   Ç   A  "

                                                                                           M  A  Y  S  A

                     


                      Registro com muito orgulho a participação do velho e bom amigo Ruy Carneiro (foto) nesta série "Canções que ficam pra sempre".  Além de professor, advogado, jogador de basquete e comentarista esportivo (entre várias outras atividades), Ruy sempre foi um amante da boa música, mantendo um acervo musical considerável. E tem um apurado gosto, como mostra a sua escolha para esta postagem: a canção "OUÇA", um dos maiores sucessos de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos: a saudosa "MAYSA".
 
                      E o vídeo nos mostra Maysa dirigida por Eurides Ramos, cantando "Ouça" no filme nacional "O Camelô da Rua Larga", de 1958. Maysa era desse jeitinho que se vê no filme. Veja e ouça.
 
Foi a própria Maysa que escreveu esta canção belíssima. Mulher de sentimentos fortes, Maysa estava saindo de um  casamento com o milionário empresário André Matarazzo, que não aceitava mais que ela continuasse sendo cantora,  profissão que não era bem vista naquele tempo (anos 50).
Maysa chegou a mostrar a letra de "Ouça" para o marido, e lhe disse que havia feito a canção pensando nele. Mas o  casamento só durou mais uns poucos meses. E foi então que Maysa lançou "Ouça", num disco 78 rpm, com esta letra fortíssima e apaixonada:
 
 
Ouça, vá viver / A sua vida com outro bem / Hoje, eu já cansei / De pra você não ser ninguém/
 
O passado não foi o bastante / Pra lhe convencer /  Que o futuro seria bem grande / Só eu e você...
 
Quando a lembrança / Com você for morar / E bem baixinho / De saudade você  chorar /
 
Vai lembrar que um dia existiu/ Um alguém que só carinho pediu / E você fez questão de não dar / Fez questão de negar
 


              O disco que apresentou "Ouça", em 1957, foi o segundo álbum de estúdio de Maysa. Depois foi relançado no Japão, pela gravadora Bomba Records Japan.  E uma gravação da Som Livre em 2006 destacou também  a maravilhosa canção.  

 
                                       Maysa Figueira Monjardim foi uma cantora de samba-canção, bossa nova e MPB. Nunca se soube exatamente se ela nasceu em São Paulo ou  no Rio. Cada documento dia uma coisa.  Mas o que é certo é que Maysa morreu num pavoroso acidente automobilístico na ponte Rio/Niterói, no dia 22 de janeiro de 1977. Tinha apenas 40 anos.
                                       
                                        Teve uma vida agitada, com muitas viagens, muitos shows, muitos discos vendidos e muitos amores. O compositor Ronaldo Bôscoli, o empresário espanhol Miguel Azanza, o maestro Julio Medaglia e o ator Carlos Alberto foram alguns destes amores. 





             Além de "Ouça" muitas outras canções foram sucesso na voz de Maysa. Algumas delas:  Meu Mundo Caiu,  Bom Dia Tristeza, Tarde Triste,  Se Todos Fossem Iguais a Você,  Franqueza,  Se Todos Fossem Iguais a Você  e  ainda  Demais  e  Por Causa de Você, composições de Tom Jobim, com quem ela aparece na foto acima.  
 
                        O conhecido Jayme Monjardin, diretor de televisão, teatro e cinema, é filho de Maysa e André Matarazzo. Ele produziu a minissérie "Maysa", que contou a história da grande cantora.



 

2 comentários:


  1. Para mim ,a melhor e mais sexi cantora brasileira de todos os tempos !!! Sua composição e interpretação, é qualquer coisa de mais lindo Maysa , é sem duvida, uma história de amor dos mais belos !!!!!

    Hamilton Luiz Nassif-11/01/2016.

    ResponderExcluir
  2. Não como discordar com o Hamilton. Foi um desperdício Maysa ter morrido tão cedo. Podia ter nos encantado com mais canções como "Ouça".

    ResponderExcluir