Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

   CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                 "A  U  T  U M  N      L  E  A  V  E  S "
                     (Joseph Kosma / Jacques Prévert)


                          


  
              Foi Marialba Plaisant (foto) , uma amiga londrinense de muitos anos, que me sugeriu a postagem de "AUTUMN LEAVES", certamente uma das canções mais tocadas em todo o mundo. Marialba adora esta canção, especialmente na versão do vídeo acima, gravada  pelo inesquecível Billy Vaughn.
 
              O nome original da canção francesa é "Les Feuilles Mortes".  A versão para o inglês foi de Johnny Mercer: "Autumn Leaves".  E Juvenal Fernandes fez a versão para o lançamento no Brasil, cantada por Carlos Galhardo, com o título de "Folhas Mortas".
 
 
             A versão americana da canção ocorreu no filme "Autumn Leaves", que chegou ao Brasil com o título de "Folhas Mortas". Tive a felicidade de assistir, em 1956, estrelado por Joan Crawford e Cliff  Robertson. Um lindo filme em branco e preto


                                             AUTUMN LEAVES é uma canção escrita em 1947 pelo húngaro Joseph Kosma e pelo francês Jacque Prévert.  Nascido em Budapest, em 12/10/1905, Kosma fez a música. Ele era um ótimo pianista e compôs muitas outras canções na França. Morreu cedo, aos 64 anos. Já Prévert, que era parisiense, nasceu em Paris em 1900. Famosíssimo por seu talento, foi um homem de muito amores. Faleceu aos 77 anos e até hoje é admirado pelos franceses.



 
 
Sucesso com Billy Vaughn
 
Billy Vaughn morreu em 1991, mas até hoje, 24 anos depois, é tocado no mundo inteiro. E faz uma falta danada para música universal.
A Orquestra de Billy Vaughn fez enorme sucesso em todas as partes da terra por muito anos, especialmente nas décadas de 50/60, quando gravou clássicos da música mundial, como "Melody of Love,  Sail Along Silvery Moon,  Whells, My Papa,  Oh,  The Apartment,  Look For a Star,  La Paloma,  El choclo,   La  Golondrina,  Estrellita,  La Cumparsita,   El Manisero,  Aquarela do Brasil e muitas outras.  Marcou época, ao lado das orquestras de Ray Conniff,  Lawrence Welk  e outras não tão famosas.
 
William Rchard "Billy" Vaughn nasceu em Glasgow, no Kentucky, filho de um barbeiro que adorava música e o ensinou a tocar bandolim, com três anos de idade.  E Billy acabou se tornando um grande maestro, arranjador e compositor norte-americano. Ele morreu de um câncer, em Escondido, Califórnia, aos 72 anos de idade.
                     
                                           
        Veja na postagem seguinte a versão de "Autumn Leaves" para o português, cantada pelo nosso querido Carlos Galhardo.
      E curta também a letra de "Folhas Mortas"

   











4 comentários:

  1. Flávio, não seriam 24 anos de falecimento

    ResponderExcluir
  2. Estou ruim de matemática, hein amigo ? Já corrigi

    ResponderExcluir

  3. Caro Flávio , pedi uma música ,estava na fila, fui passado para trás. Minha favorita !Love as many esplendored sing. Trilha sonora do filme Suplício de uma Saudade . Marialba Plaisant , tem preferência . além de linda, solicitou uma música também bonita.

    Hamilton Nassif-28/11/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Hamilton, na verdade estou com dois pedidos excepcionais seus aqui comigo. Na terça-feira vai sair uma das belíssimas canções que você solicitou: "Tire o seu sorriso do caminho...." E a trilha do filme "Suplicio de uma saudade" logo estará também emocionando os amigos do blog. Seus pedidos são sempre "divinos". Aliás, você foi o primeiro amigo que colocou uma canção ("Ave Maria no Morro") nesta série. Seu pedido é sempre uma ordem aqui no blog, querido irmão ! Não me abandone não rsrsrs

      Excluir