Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 1 de novembro de 2015

"Como é, Tencati ? Quando é que o senhor
    vai solucionar o problema do ataque ?"  


                 É claro que é melhor ganhar jogando mal, do que perder jogando bem. Mas bom mesmo é jogar bem e ganhar, sem depender de sorte ou de outros fatores que muitas vezes decidem os jogos de futebol, como os pênaltis.  E isso é o que está faltando para completar a felicidade dos londrinenses nesta campanha da Série C.

                 Os números são absurdos para um time que está na final de uma competição de nível nacional, mesmo sendo uma terceira divisão, como é o caso. Todos queremos ver o Londrina campeão, mas todos nos sentiremos mal, se o título vier com mais dois jogos de zero a zero.

                  E a gente sabe que é possível jogar melhor do que no Tubarão está jogando. Um time muito bom do meio para trás, mas horrível lá na frente. É certo que existem carências individuais. Observando atentamente no jogos de ontem, eliminei uma dúvida que já estava me "incomodando". E cheguei a conclusão de que Bruno Batata é muito ruim. Não faz nada o jogo inteiro, foge da área, perde as bolas divididas, não se impõe nos lances aéreos e faz pouquíssimos gols. Pra que serve um centroavante assim ?  E o que é pior: Quirino é quase tão ruim como o titular.

                   Mas mesmo com Batata jogando, o ataque alvi-celeste poderia produzir muito mais, se tivesse um plano de jogo. Mas não tem. Quando se aproximam da área, os jogadores não sabem o que fazer. Cada um faz então o que lhe passa pela cabeça. Não há nenhuma jogada ensaiada. E ainda por cima, na hora de substituir, o técnico tira quem tem maior habilidade individual  (Edmar) e mantem o canela dura (Batata). Até o pessoal da TV Brasil, que só agora está acompanhando o Londrina, já percebeu isso. Todos eles  "chiaram" ontem, quando Tencati sacou Edmar para colocar Quirino, deixando Bruno Batata em campo.  

                   Sempre achei Claudio Tencati um treinador limitado, mas reconheço que ele cresceu em alguns aspectos e até se especializou na montagem de esquemas defensivos. Mesmo quando perdeu jogadores importantes, como o goleiro Danilo e o zagueiro Dirceu, o time se manteve firme na defesa, com uma boa planificação tática, inclusive. Mérito dele.  Mas do meio para a frente, o esquema de jogo do Tubarão é um fracasso.



                   O  que eu não consigo admitir é que um técnico que sabe defender não procure aprender também  a atacar. Existem meios pra isso. Estágios com grandes treinadores, consultas com bons estrategistas ofensivos e até conversas abertas com os próprios atacantes do grupo. Será que Tencati está se sentando com Batata, Edmar, Quirino e mais os meias e volantes que vem de trás, pra saber o que eles acham ? O que é que eles sugerem ?   Não há nenhum problema em agir assim. Só precisa ter humildade para admitir que não é o dono da verdade. Ninguém deve ficar com vergonha por estar tentando aprender mais do que já sabe.  E outra coisa:  será que o "dono" do time já orientou Tencati neste sentido ?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário