Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 1 de novembro de 2015

       Faltam pouco mais de uma dezena de postagens para que o Blog  alcance a estipulada marca final de 300 artistas da música neste desfile diário. E estou "caprichando" nas últimas escolhas. Hoje, destaco outra cantora sensacional, uma das melhores de todos os tempos

                              G   A   L        C   O   S   T   A

       
 


                              GAL COSTA entrou na  minha cabeça cantando esta canção que escolhi para o vídeo que abre a postagem desta cantora maravilhosa.  "BABY" é também uma canção maravilhosa, escrita pelo iluminado Caetano Veloso.


Mas o tempo passou.  Maria da Graça Costa Penna Burgos tem hoje 70 anos. Baiana de Salvador, ela teve em sua mãe, Mariah Costa Pena  ( falecida em 1993) a sua grande incentivadora. Durante a gravidez,  d.Mariah passava horas concentrada ouvindo música clássica, com a  intenção de que isso influísse para que Gal tivesse uma personalidade musical. E Gal nasceu com voz de Soprano.  Seu pai era Arnaldo Burgos, falecido quando ela tinha 14 anos.
 Quando tinha dez anos, Gal já conheceu Sandra e Dé (Andreia) Gadelha que seriam anos mais tarde esposas de Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente.






Gal estreou como cantora em junho de 1964, no show "Nós por exemplo", na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador. Atuou na ocasião ao lado de Caetano, Tom Zé, Bethânia, Djalma Correa, Alcivando Luz, Pitti, Fernando Lona e Gilberto Gil. E com ele participou também, no mesmo ano, do show "Nossa bossa velha, nossa bossa nova".

 
A gravação de estréia ocorreu no primeiro LP de Maria Bethânia, em que Gal cantou "Sol Negro", composição de Caetano Veloso.  E logo em seguida ela gravou então o primeiro compacto pela RCA, com "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, foi você", de Caetano.

 
São muitos  os sucessos de Gal Costa em sua carreira. Estou apontando apenas as "minhas" preferidas entre os discos da querida cantora baiana:
Não Identificado,  London, London,  Coração Vagabundo,  Falsa Baiana,  Camisa Amarela,  Vapor Barato,   Você não entende nada,   Aquarela do Brasil,  Lanterna dos Afogados,   Teco-Teco,  Pérola Negra,   Sua Estupidez,  Chuva de Prata,  Divino Maravilhoso, Bahia, minha Preta,  Mãe da Manhã,  Nuvem Negra,  Lavagem do Bonfim e duas canções de Jorge Bem (Alkahool e Eu Vou lhe Avisar).  


Gal Costa está em atividade desde 1964 até hoje.  Além de cantar, ela toca piano e violão. Bossa Nova, Samba e MPB são os seus gêneros preferidos








 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário