Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

                              É O DIA DO HIPOPÓTAMO

 
 
O 24º animal que comparece neste espaço semanal  é  um dos grandes mamíferos herbívoros da África: HIPOPÓTAMO.
 
 
    Com média de 3,5 metros de comprimento e 1,5 m de altura, o hipopótamo pesa entre uma e meia a tres toneladas.
Embora seu nome signifique "cavalo do rio", ele não tem nenhum parentesco com o cavalo, e sim com o porco, que é seu primo afastado. Seu nome científico é "Hippopotamus Amphibius".
 
 
 
O hipopótamo comum é reconhecível pelo seu dorso em forma de barril e  pela boca com grande capacidade de abertura, revelando enormes presas caninas, de marfim. Seu corpo é quase sem pelos.
Os hipopótamos vivem em bandos numerosos e passam a maior parte do tempo na água. Inclusive, o namoro e o acasalamento acontecem dentro da água, onde também nascem os filhotes.
Eles chegam a caminhar no fundo dos rios e permanecem submersos por até 5 minutos.
 
 
 
As lutas entre os hipopótamos são muito violentas e geralmente acontecem na água. Mesmo sendo herbívoro, eles tem caninos forte e longos. Quando abrem a boca, num  aparente bocejo, intimidam seus prováveis inimigos.
 

O incrível é que, mesmo pesados, os hipopótamos chegam a percorrer 40 km, quando se deslocam noite a dentro, atrás de alimento.
O hipopótamo só vive na África, nos cursos de água, pântanos e lagos, entre o deserto de Saara e o rio Zambeze.  Seu tempo de vida é de mais ou menos 40 anos.
 

 
 
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário