Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

      Elas nasceram com talento, mas também escolheram o caminho certo e tiveram o decisivo apoio dos pais. Acabaram se consagrando no amplo mundo da música sertaneja. O Brasil inteiro conhece

                                           A S     G A L V Ã O


                


                                 Escute bem a letra desta música do vídeo. São canções deste tipo que fizeram as irmãs Mary e Marilene  Galvão se tornarem duas das mais festejadas artistas da música sertaneja. Quem acompanha ao violão é o maestro Mário Campanha, e a canção de Carlos Randall termina com estes lindos e fortes versos: "Eu sei que quando está livre / Você vem correndo se entregar a mim / Porém quase não se demora / Quase não tem tempo e precisa ir /  Amor, eu não sou egoísta / Mas te quero aqui no mesmo travesseiro / Já chega dos seus pedacinhos  / Eu te quero inteiro "
 
                  Com mais de 60 anos de carreira, Mary e Marilene cantaram muito tempo usando o nome "Irmãs Galvão". Mary nasceu em Ourinhos. Marilene é de Palmital. Seus pais Bertholdo e Maria venderam tudo e se mudaram para São Paulo, apostando no talento das filhas. Compraram o bilhete de Loteria com o número certo.  

 
O começo foi na Rádio Club Marconi, em Paraguaçu Paulista, em 1947. Elas tinham 7 e 5 anos e estrearam num programa comandado por Sidney Caldini. Em seguida passaram pela Difusora de Assis e pela Cultura, aqui de Maringá. E foi então que veio uma indicação de Miguel Leuzi, proprietário de uma rede de emissoras, que recomendou as meninas para uma apresentação na Rádio Piratininga. E já de cara, num programa de calouros chamado "Torre de Babel", comandado por Salomão Ésper, elas cantaram, encantaram e se tornaram profissionais da conhecida emissora.
 
E logo receberam uma oferta melhor da Rádio Nacional (atual Globo) e pouco depois um contrato com a famosa Rádio Bandeirantes para os programas "Serra da Mantiqueira", apresentado por Comendador Biguá, e "Brasil Caboclo", comandado por Capitão Balduino. E logo gravaram o primeiro disco pela RCA Victor, com as músicas "Carinha de Anjo" e "Rincão Guarani", que tocaram em todas as rádios do Brasil.
 
As Galvão passaram por todas as grandes gravadoras, como Chantecler, CBS, Phillips, Continental, Warner e Atração. Cantaram em circos, estúdios de rádios, auditórios, teatros, ginásios, clubes, casas de cultura e praças.
Não existe no circuito sertanejo  quem não conheça "As Galvão", que cresceram musicalmente ainda mais,  quando Mary se casou com o maestro Mario Campanha, que já vinha acompanhando a  dupla com seu violão desde 1981, e que aí passou também a produzir os discos. Pra quem não sabe, Mário Campanha sempre foi um ótimo compositor, guitarrista  e arranjador. É dele a música "Manhãs de Setembro", sucesso nacional na voz da cantora Vanusa.
 
As Galvão ganharam muitos prêmios, destacando-se o Prêmio Sharp, o Prêmio Caras de Música e até a indicação para Grammy Latino. Foi quando sentiram necessidade de uma mudança e, consultando a numerologia feita por Beralites Campanha, adotaram o nome AS GALVÃO.  Mas continuaram sendo irmãs e carinhosas amigas, aspecto que em muito contribuiu para que alcançassem tanto sucesso.
 
A música "Beijinho Doce", gravada originalmente pelas Irmãs Castro, em quem Mary e Marilene se espelharam no início de carreira, foi um dos grandes sucessos das Galvão, ao lado de "No Calor dos Teus Abraços",  "Coração Laçador",  "Menino Canoeiro",  "Lembrança",  "Pecado Louro",  "Não me Abandones",  "Apenas um Pecado"  e  a canção do vídeo "Pedacinhos".
 
Com mais de 300 músicas gravadas, Mary e Marilene têm como lema uma frase atribuída a Albert Einstein:  "Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se que,  se escolher o mundo ficará sem amor, mas se escolher o amor, com ele você conquistará o mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário