Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

  Doeu tanto quanto aqueles 7 a 1
 da Alemanha na Copa do Mundo


         Foi só 1 a 0, mas a sensação do torcedor brasileiro foi idêntica a que os alemães nos causaram. Foi mesmo de doer essa derrota para a Colômbia. Para mim, ela teve o efeito especial de me abrir os olhos para o atual estágio em que se encontra o nosso futebol. Se estes jogadores que vestiram a camisa da Seleção são os melhores que temos, então está tudo perdido. Nosso futebol está acabado mesmo.

         Me senti como se tivéssemos sido goleados. Foi muita humilhação ver aquele final de jogo, com nossos jogadores querendo brigar com os colombianos, os mesmos colombianos que a vida inteira estiveram em plano futebolístico inferior ao nosso. O Brasil não apenas perdeu o jogo, mas foi humilhado tática e tecnicamente pelo time do argentino Pekerman. Não ganhou uma bola dividida, correu do pau e ficou sem saber o que fazer para mudar a situação. E no final perdeu também a vergonha, criando toda aquela confusão. No apito do juiz, Neymar tinha que deixar o campo correndo, sem falar com ninguém, e muito menos chutar a bola sobre um adversário e provocar todo aquele circo.


          Acho que o pior de tudo foi constatar que essa molecada que está sendo abusivamente lançada na Seleção não vai nos levar a nada. É brincadeira ver Fred, Fernandinho, Filipe Luis, Douglas Costa, Philippe Coutinho , Willian, Firmino & Cia.   E o pior é que eles nos enganaram nos amistosos, mas foi só surgir uma competição oficial e correram pra baixo da cama, morrendo de medo. Pode ser que um dia eles nos tragam alguma alegria, mas só daqui no mínimo 5 anos.

        O que mais me atormentou foi ficar pensando que time poderá ter que enfrentar argentinos ou uruguaios, na semana que vem ou na outra. Imaginem esse time de ontem jogando contra a Argentina. Talvez seja melhor nem conseguir a classificação para as quartas-de-final.

         Mas de qualquer jeito vamos ter que jogar domingo com a Venezuela. E não pensem que será fácil, porque os venezuelanos ganharam destes colombianos que ontem nos deram um pontapé na bunda. E o Brasil vai ter que jogar precisando ganhar.

          Pelo pouco que eu conheço de futebol, só tem um jeito do Dunga não passar outra vergonha. E o jeito é escalar primeiro os jogadores que podem ser cobrados depois do jogo. Como Jefferson, Daniel Alves, Tiago Silva, Miranda, David Luiz, Robinho, Elias, Diego Tardelli e Everton Ribeiro. Esses nove  têm que entrar jogando, e não importa a posição. O que conta é a experiência, a responsabilidade que só os jogadores "feitos" têm. E para os outros dois lugares, a escolha tem que recair sobre aqueles que no dia-a-dia mostram mais coragem, mais valentia.  Porque esse vai ser um jogo pra morrer em campo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário