Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

 
S  A  G  Ü  I
 
 
Eis o nosso 34º participante da série "BICHO AMIGO", que posto uma vez por semana, pra gente ficar conhecendo um pouco mais estas criaturas com as quais convivemos aqui na terra. O SAGÜI é o menor macaco que existe, com sua cauda longa, suas unhas também longas e seus 32 dentes.
É um companheiro que você pode ter em casa pra mais de dez anos, brincalhão, divertido e acima de tudo apegado ao seu dono em criações domésticas. Não é a toa que seu comércio é promissor.  Quem não gostaria de assistir televisão com uma gracinha destas acomodada no seu ombro ?
 



Pois isto é bem possível, desde que você se instrua junto ao Ibama. Como todo o animal silvestre, os saguís exigem uma documentação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis.  Mas os saguís vivem muito bem em viveiros, só necessitando de brinquedos, para que possam interagir com o ambiente.
Um casal de saguis custa R$ 2.800. E com 10 casais você inicia uma maravilhosa e rentável criação.
 
 
Na vida livre, os saguis vivem nas selvas da América do Sul e América Central. São encontrados desde a Zona do Canal, no Panamá até aqui o nosso Estado do Paraná. Os grandes centros de distribuição das espécies são a floresta amazônica e a floresta atlântica. Poucas espécies são encontradas nos cerrados do Brasil Central.
Seus piores inimigos são as aves de rapina.
 
 
Animais tipicamente florestais, os saguis lembram os esquilos, pelo seu comportamento e na forma do corpo. Raramente adotam a postura bípede. Apoiam-se sempre nas quatro patas, ou deitam-se nos galhos, com a cauda pendente.
 
Os saguis vivem em grupos pequenos. As vezes até em pares ou sozinhos. Dormem de doze a quatorze horas por dia. Quando acordados, gostam de brincar de briga ou de esconde-esconde.
Seu tamanho normal é de mais ou menos 30 cm, mais 35 cm de cauda. Seu peso máximo é 240 gramas. E vive em média 20 anos.
Com 15/18 meses de vida, os saguis já são capazes de se reproduzir. A gestação vai de 151 a 156 dias e nascem de um a três filhotes.
Na natureza, a alimentação dos saguis é constituída de insetos, répteis e outros pequenos animais, ovos, alguns vegetais,  frutas e gomas de árvores.
 
Existem quatros gêneros e cerca de 35 espécies de saguis.
 Este que é mais conhecido pra nós
é o chamado Sagüi-de-tufo-branco
 
Confira outros tipos na foto abaixo 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário