Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 19 de dezembro de 2015

   CANÇÕES QUE FICAM  PRA SEMPRE
   
                  " V I O L A      E N L U A R A D A "

 de: Marcos Valle e Paulo Sergio Valle
               com: Marcos Valle


                    

 
Minha querida filha Juliana Scalassara Campos (foto) me encheu de orgulho, pedindo a inclusão de "VIOLA ENLUARADA" nesta série "Canções que ficam pra sempre". Mas eu sempre soube que Juliana é uma mulher de muito bom gosto, inclusive musical.
 
Os irmãos MARCOS E PAULO SÉRGIO VALLE têm musicas belíssimas, e certamente "Viola Enluarada " está entre as melhores obras da dupla. Paulo é um dos melhores letristas que conheço, enquanto Marcos faz música e letra com incrível sensibilidade.
 
 
Os famosos irmãos são cariocas. Paulo Sergio é mais velho, nasceu em 1940, completou 75 anos agora em agosto. Uma carreira de mais de meio século.  Marcos fez 72, em setembro último, e está na música desde os seis anos, quando começou a estudar piano clássico.  
 
 
 A mâo que toca um violão  / Se for preciso faz a guerra / Mata o mundo, fere a terra / A voz que canta uma canção / Se for preciso canta um hino, / Louva a morte.
 
Viola em noite enluarada / no sertâo é como espada / Esperança de vingança. O mesmo pé que dança um samba / se preciso vai a luta / Capoeira.
 
 
Quem tem de noite a companheira / Sabe que a paz é passageira / Prá defendê-la se levanta / E grita: Eu vou !
Mâo, violão, canção e espada / E viola enluarada / Pelo campo e cidade / Porta bandeira, capoeira /] Desfilando vâo cantando/ Liberdade !
 
 
 
Marcos Kostenbader Valle é o mais popular dos dois irmãos. Como intérprete vocal, sempre trabalhou mais, desde  o começo, tocando num trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi.
Muito cedo chegou as paradas de sucesso dos Estados Unidos, com a canção composta em parceria com Paulo Sergio, "Samba de Verão", que teve pelo menos 80 versões gravadas nos Estados Unidos.
Nos anos 70, numa tripla parceria com Nelson Motta, os irmãos escreveram para a TV Globo uma canção que até hoje é um marco de Natal e Ano Novo: "Hoje é um novo dia/ de um novo tempo / que começou..."). Até hoje, a música "Novo Tempo" é presença obrigatória no Natal da Globo.
 
 
 
 
Paulo Sergio Kostenbader Valle começou brincando com seu irmão Marcos, tornando-se um mestre no ofício de colocar palavras em melodias e transformá-las em uma máquina de dinheiro musical. Foi graças ao amigo Roberto Menescal que a primeira canção foi gravada em 1963, pelo Tamba Trio: "Sonho de Maria".
Hoje, Paulo Sergio escreve para Roberto Carlos, Chitãozinho e Xororó, José Augusto, Só Pra Contrariar e vários outros artistas.   
 
 
 
"Eu preciso aprender a ser só", "Samba de Verão", "Um Novo Tempo", "Não tem nada não", "Estrelar", "Os ossos do Barão", "Que Bandeira", "On Line", "Quarentão Simpático", "Ao Amigo Tom", "Batucada Surgiu", "Com Mais de 30" e "Mentira" são algumas das dezenas de canções de sucesso de Marcos e Paulo Sergio Valle.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário