Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                 "I  WILL ALWAYS LOVE YOU"

    de: DOLLY PARTON     -     com: WHITNEY HOUSTON


                      

 
A escolha de hoje, de extremo bom gosto por sinal,  foi feita pela querida amiga cearense Rosani Maia (foto), lá de Fortaleza. É uma música que marcou um momento bonito da  vida de Rosani, começando com uma ligação telefônica errada, seis meses de muitas conversas por telefone e um lindo namoro de dois anos, tudo ao som de  "I WILL ALWAYS LOVE YOU".
Uma bela história e uma maravilhosa canção.
 
No vídeo acima, ouvimos a saudosa WHITNEY  HOUSTON, que trouxe a canção para o Brasil, através de um filme inesquecível, "O Guarda-Costas",  protagonizado por ela e por Kevin Costner. Entre vários vídeos, optei por este, que nos mostra uma cristalina e emocionada interpretação de Whitney.
 
 
 
               Mas quem escreveu I Will Always Love You foi uma outra grande cantora americana, DOLLY PARTON, em 1973.  A canção foi gravada no ano seguinte e fez grande sucesso na parada country, entrando na trilha sonora do filme "A Melhor Casa Suspeita do Texas".
              
                Dolly Rebecca Parton era conhecida como "Rainha do Country", mas também chamada  de "The Legend" e de "Backwoods Barbie". Estreou profissionalmente em 1967 e canta até hoje, aos 69 anos, atuando na música country, Pop, Gospel  e Bluegrass.

                 Filha de um fazendeiro de Sevierville, Estado do Tennessee,  Dolly começou a compor e a cantar na infância. Aos 18 anos saiu de sua terra e foi para Nashville, segunda cidade mais populosa do Estado. Em 1967 entrou para a dupla Porter Wagoner no lugar de Norma Jean. Já no ano seguinte, ambos  ganharam o prêmio de "melhor Dueto do Ano", da Academia de Música Country. E o primeiro LP solo de  Dolly Parton, intitulado "Jolene", veio em 1974, "estourando" nos Estados Unidos.
 
 
                  Vejam em português que letra forte escreveu Dolly Parton escreveu para "I Will Always Love you", ou 
 
"EU SEMPRE AMAREI VOCÊ" :
 
             "Se eu ficasse /  Eu apenas estaria em seu caminho /  Então eu vou, mas eu sei /  Que eu pensarei em você /  Cada passo do caminho  / E eu sempre amarei você  Eu sempre amarei você...
 
              Você / Meu querido você / Lembranças agridoces / É tudo que estou levando comigo / Portanto, adeus, por favor não chore / Pois ambos sabemos que não sou o que você, você precisa / E eu sempre amarei você / Eu sempre amarei você...
 
               Eu espero que a vida te trate bem / E espero que você tenha / Tudo que sonhou /  E desejo pra você prazer /  E felicidade /  Mas, acima disso tudo, eu desejo pra você amor  / E eu sempre amarei você / Eu sempre amarei você /  Eu sempre amarei você "
 
 
O filme "O GUARDA-COSTAS", que relançou a maravilhosa canção "I Will Always Love You", conta uma história dramática. Frank Farmer (interpretado por Kevin Costner), um dos melhores guarda-costas norte-americanos, é contratado para proteger a célebre cantora e atriz Rachel Marron (vivida por Whitney Houston). E numa história cheia de tensão e romance, surge um envolvimento forte entre os dois.  Com um desfecho inesperado para o público.
O filme foi lançado em 1992, com 2h10m de projeção, direção de Mick Jackson e roteiro de Lawrence Kasdan.
Foi o primeiro papel de Whitney no cinema.

 
 
WHITNEY HOUSTON foi uma cantora norte-americana de R&B, Pop e Gospel, além de atriz e modelo, nascida em Newark (Nova Jersey), em 1963. Seu sucesso superou a todos os limites. Foi a artista feminina mais premiada de todos os tempos, segundo o Guinness World Records. Ganhou sete Grammy Awards e todos os demais prêmios imagináveis.
Esteve casada com o cantor Bobby Brown, de 1992 a 2007, com quem teve uma filha,  Bobbi Kristina Houston Brown.
Mas apesar de todo esse sucesso, Whitney esteve muitas vezes envolvida com drogas. E era usuária de cocaína, quando foi encontrada morta na banheira de uma suíte, no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Ângeles.
Morreu no dia 11 de fevereiro de 2012, aos 48 anos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário