Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 29 de novembro de 2015

CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                    " R  E  S  I  S  T  I  R  É "

                       ( D u o     D i n â m i c o )  - Espanha


                       




                                       Uma canção espanhola, um sucesso de 1992, aparece hoje nesta série "Canções que ficam para sempre", no atendimento ao pedido da gaúcha Daniela Campos Pinto(foto), minha cara sobrinha residente em Pelotas-RS.  "RESISTIRÉ" é mesmo a música da vida dela. Tanto assim que o nome da canção está tatuado no braço da querida Dani.

                                           Quando eu quis saber porque "Resistiré" era sua canção preferida, Dani só  me respondeu :"Ela tem tudo a ver comigo !"  Conhecendo bem a vida dela, tratei de ler a tradução da música e conlui: "Resistiré" tem tudo mesmo a ver com a Dani.  E é por isso que estou a abrindo a postagem com o vídeo ao alto, e com a letra traduzida para o português. Vejam que palavra forte:

                                                     "RESISTIREI"

         "Quando eu perder todas as partidas /  Quando dormir com saudade /  Quando me fecharem as saídas /  E a noite não me deixar em paz / Quando eu sentir medo do silêncio  / Quando me custar manter-me em pé /  Quando as recordações contra mim se rebelarem / E me puserem contra a parede...

          Resistirei, erguido frente a todos / Me cobrirei de ferro para endurecer a pele / Apesar dos ventos da vida soprarem forte...

          Sou como o junco que se quebra / porém sempre segue em pé / Resistirei, para seguir vivendo /  Suportarei os golpes e jamais me renderei / E ainda que os sonhos se rompam em pedaços / Resistirei, resistirei ...

           Quando o mundo perder toda a magia / Quando meu inimigo for eu mesmo / quando me apunhalar a nostalgia / E eu não reconhecer nem minha voz / Quando a loucura me tomar  / Quando o diabo der as contas / Ou se alguma vez me faltar você...
                  Resistirei, erguido em frente / Resistirei "
         
                        
                                    O "DUO DINÂMICO" foi o percursor da música pop na Espanha, e estreou em dezembro de 1958, na Rádio Barcelona. A carreira da dupla está completando portanto 57 anos de absoluto sucesso por lá, embora pouco conhecida no Brasil.
                   Se alguns privilegiados brasileiros conheceram o Duo Dinâmico,  foi através de Adriana Calcanhoto, que gravou "RESISTIRÉ" em espanhol, numa interpretação muito elogiada pela crítica.
 
 
 
Os dois integrantes do "DUO DINÂMICO" nasceram em Barcelona. Ramon Arcusa Alcon tem hoje 79 anos, e Manolo de la Calva um ano menos.
 Juntos, foram grandes vencedores de festivais europeus. Entre outros, venceram o Festival da Canção do Mediterrâneo, o Festival da Costa Verde e o Festival de Benidorm.
   
 
 
 
Além do sucesso da dupla, eles escreveram canções para vários artistas conhecidos, como Miguel Gallardo. José Velez e Camilo Sesto.  Uma conhecida muito música deles, "La la la" ganhou o Festival Eurovisão da Canção, interpretada por Massiel.
E Ramon Arcusa Alcon compôs também muitas canções do repertório do famoso astro Julio Iglesias.


 
O fato é que o "DUO DINÂMICO" viveu e envelheceu mergulhado no sucesso, cantando canções maravilhosas, como  "Acorralado",  "Pegado al Teléfono",  "Las Hojas Verdes",  "Baillando Twist",  "Eres una Estrella Azul" e "Romance Andaluz", que foi gravado neste anos de 2015. 
 
 
 
E na postagem seguinte, vamos curtir a canção "RESISTIRÉ", na voz da brasileira
A D R I A N A       C A L C A N H O TO
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário