Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

                             E  S  P  A  D  A  R  T  E
       
                                           
 
 
                               Ele é um dos maiores predadores dos mares
         

         Um dos peixes mais ferozes que existem é o nosso "convidado" do Bicho Amigo desta semana. É o 22º animal que passa  por aqui, nos mostrando a sua cara, o seu jeito e a sua vida. 

           Muita gente chama ele de Peixe Espada (foto acima), que na verdade é um outro peixe é completamente diferente no aspecto físico. Certamente, a confusão é gerada pelo bico comprido do Espadarte, que realmente parece uma espada e por ele usada como tal, nas suas investidas contra suas vítimas.  

             O Peixe Espada é de águadoce e só costuma  atingir em média 30 centímetros de comprimento. Possui um  corpo alongado, Cauda pontiaguda e cabeça cônica. Ele é muito usado como isca na pesca esportiva e também usado como alimento.

 

               Já o Espadarte é um peixe grande. Pode atingir 5 metros de comprimento e pesar mais de 500 quilos. É um dos mais agressivos predadores do mar, investindo contra qualquer coisa que imagine ser seu inimigo. São incontáveis os casos de naufrágio por ele provocados, quando se lança contra pequenas embarcações, transpassando-as com sua enorme "espada", que na verdade é o seu maxilar superior, que se prolonga em forma de lâmina e tem bordas cortantes.

             O espadarte vive em águas tropicais e temperadas, fazendo longas migrações. No Japão e nos países do Mediterrâneo, sua pesca tem grande importância econômica. Mas nos EUA  não acontece a mesma coisa, embora ele também exista em grande número no litoral americano.

       O Espadarte é um caçador solitário e não teme atacar tubarões e baleias,  que raramente escapam de suas arremetidas.



  









Nenhum comentário:

Postar um comentário