Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 16 de agosto de 2015

         Os discos que tenho dela, eu não empresto, não vendo e não dou pra ninguém.  Ela é pra mim uma das cinco melhores cantoras brasileiras de todos os tempos. Ninguém tem o improviso dela  Só mesmo o Zimbo Trio para acompanhá-la, como se vê no vídeo de abertura. Venha

                                    L E N Y      A N D R A D E

                        

 
                              Cantando jazz ou bossa nova, não tem pra ninguém. LENY ANDRADE tem realmente seu nome inscrito entre as melhores cantoras nacionais. Não foi a toa que ela passou grande parte de sua vida morando no México, nos Estados Unidos e na Europa, sempre  com grande reconhecimento. Mesmo entre os homens elas se destaca. Acho que só Johnny Alf  consegue seus nervosos be bops e o seu balanço. Leny, Alf e os negros de Nova York.
A canção do vídeo é "Batida Diferente", um samba sincopado de Durval Ferreira
"Veja como bate engraçado o meu coração assim / Tum tum tum tum tum tum tum / Tum tum tum tum tum tum tum tum / Tum tum tum / Bate realmente sincopado / Vem ouvir / Mas bem pertinho de mim..."
 E na sequência do vídeo você encontra outras canções lindíssimas que Leny interpreta. Confira.


                               Leny de Andrade Lima tem hoje 72 anos. Uma  carioca que canta desde 1957 até hoje. Começou participando de programas de calouros e ganhou uma bolsa de estudos para o Conservatório Brasileiro de Música. Seus primeiros passos profissionais foram dados como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves, passando mais tarde a cantar nas boates Bacará (com o trio de Sergio Mendes) e Bottle's Bar, no beco das garrafas, reduto de boêmios e músicos do movimento musical urbano carioca, surgido em 1957 na bossa nova.















                         
   Em 1965, Leny alcançou grande sucesso com o espetáculo "Gemini V", cantando com Pery Ribeiro e o Bossa Três na boate Porão 73, onde foi lançado um espetacular disco gravado ao vivo.  Por muita gente, Leny Andrade é considerada a maior cantora brasileira de jazz. E eu tenho certeza disto.

 
O último disco de Leny Andrade saiu em 2014.  Do alto dos seus 71 anos, com voz de contralto ainda em ótima forma, ela jogou sua luz sobre onze composições de Ivan Lins e Vitor Martins, numa gravação sensacional, imperdível mesmo !
                         
 
E eu fecho esta postagem com uma frase musical que Leny Andrade sempre usa:
 
"SE ALGUEM DISSER QUE TEU SAMBA NÃO TEM MAIS VALOR, PORQUE ELE É FEITO SOMENTE DE PAZ E DE AMOR, NÃO LIGUE NÃO.  É  QUE ESSA GENTE NÃO SABE O QUE DIZ. NÃO PODE ENTENDER QUANDO UM SAMBA É FELIZ "
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário