Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

         Acho que ela é certamente a última cantora do autêntico gênero "brega romântico" no Brasil. É  tão identificada com o estilo que até manteve um romance com Waldick Soriano. Mas, com uma voz privilegiada e um incrível poder de comunicação, ela fez sucesso também em outros gêneros.

                        C L A U D I A       B A R R O S O

                           

                                       CLAUDIA BARROSO tem hoje 83 anos. Tentei conseguir informações sobre a sua vida atual, mas não consegui. Porém, pelo menos não há nenhuma notícia de que ela esteja doente ou tenha sido internada. Tomara que esteja curtindo muito a sua reta final de vida, porque ela realmente merece, é uma guerreira. E que esta reta seja longa.
                                       A última vez que vi e ouvi Claudia na televisão foi no Programa "Rei Majestade", que Silvio Santos promoveu no SBT, nos idos de 2006/2007, com participação de grandes cantores antigos.  E aos 74 anos, ela ainda estava uma linda, como podem conferir no vídeo acima. A música  "A VIDA É MESMO ASSIM" foi composta por Claudia mesmo, em 1971, e se constituiu num  dos maiores sucessos da festejada artista.

                                         Claudia nasceu no dia 23 de abril de 1932, em Pirapetinga, Minas Gerais. Seu nome de batismo: Amélia Rocha Barroso. Um início de vida difícil, porque aos sete anos perdeu tragicamente o pai. Sua mãe teve então que se mudar para a cidade de Santo Antônio de Pádua, no Estado do Rio.  A vocação artística era clara, mas diante da necessidade da família, que já então morava no bairro do Méier, na cidade do Rio de Janeiro, a menina Amélia teve que trabalhar como babá. E mais tarde se empregou numa fábrica de estojos para jóias.
                                          Aos 15 anos, Amélia se casou e teve um casal de filhos, dedicando-se inteiramente à família. Mas em 1957, já separada e com os filhos mais crescidos, ela resolveu que era o momento de tentar a carreira artística. Incentivada por uma amiga, foi ao programa de calouros de Ary Barroso. Estava cantando bem, mas foi traída pelo nervosismo e errou a letra da canção "Risque", que era do próprio Ary. É claro que foi "gongada".
                                         Mas na segunda tentativa, no programa de calouros de Renato Murce, na Rádio Nacional/RJ, classificou-se logo de cara, permanecendo por várias semanas,  até ganhar o prêmio final. Estava iniciada uma das mais longas e vitoriosas carreiras da música brasileira.
E o começo foi em clubes noturnos de São Paulo, já com o nome artístico de Claudia Barroso. Logo foi vista pelo maestro Portinho e por Mauro Duarte, que era diretor da Radio Nacional e da gravadora RGE. E em 62, lançou seu primeiro disco, com "Fica Comigo essa noite" (Adelino Moreira e Nelson Gonçalves) de um lado e "Não, eu não vou ter saudade" dos franceses Vaucaire e C.Dumont, com letra em, português de Romeu Nunes, no lado B.  E seu primeiro LP veio em 1967. 
Mas a grande só consagração só chegou em 71, quando ela lançou pela Continental três composições próprias que fizeram um grande sucesso: "A vida é mesmo assim",  "Quem mandou você errar"  e "Quando você errar". E foi nesta época que aconteceram outras coisas importantes na sua vida, como o comentado romance com  Waldick Sortano e o seu ingresso como jurada no Programa Silvio Santos, ainda na TV Globo.     Mais tarde, ela foi também jurada no famoso programa comandado por Chacrinha.
 
                                                                               


 
 
 
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário