Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 11 de julho de 2015


     Um bom cantor e um ótimo compositor. Este é o perfil que eu traço do nosso homenageado de hoje neste espaço musical. Aos 73 anos, ele continua compondo e cantando. Escolhi um vídeo feito no Programa do Ratinho, onde se pode analisar melhor quem é
                          
                           L  U  I  Z          A  Y  R  à O


                       
     
        "OS AMANTES", que ele canta neste vídeo, é pra mim a melhor canção de LUIZ AYRÃO.  Mas ele tem muitos outros sucessos na sua carreira, como "O Lencinho", "Porte Aberta", Nossa Canção" e "Águia na Cabeça".  Os números mostram que foram vendidas dois milhões de cópias de "Os Amantes".

           O carioca Luiz Gonzaga Kedi Ayrão, nasceu no bairro do Lins de Vasconcelos, filho do compositor e músico Darcy Ayrão, que morreu quando Luiz tinha 13 anos. Nosso homenageado  de hoje cresceu mesmo num meio musical. A casa de seu tio, o saxofonista Juca de Azevedo, era frequentada por Pixinguinha e João da Baiana. É claro que Luiz Ayrão cresceu ouvindo só coisa boa.




                                                  
        
            Aos 20 anos, ele já era amigo de artistas conhecidos, como Ataulfo Alves, Humberto Teixeira, Osvaldo Santiago e Alcir Pires Vermelho.  Mas antes de se render à música, Luiz Ayrão formou-se em Direito e atuou durante alguns anos na profissão de Advogado e Procurador do Banco do Estado da Guanabara.   Entretanto,  paralelamente ia escrevendo suas canções.

 
            A primeira canção que Luiz Ayrão teve gravada foi "Só por Amor", interpretada em 1963 por Roberto Carlos, que três anos depois gravou outra música de Luiz, a conhecida "Nossa Canção", primeiro grande sucesso romântico do Rei.  Na época, vários artistas da Jovem Guarda gravaram músicas de Luiz Ayrão.  

            Entre as várias músicas de Luiz Ayrão  ( e são tantas ) adoro "Saudade da República". Tem muito a ver com a minha mocidade, morando em Porto Alegre e São Paulo. "Republica, república ? Ai que saudade dos meus tempos de República..." 
            Mas foram mesmo muitas canções que Luiz Ayrão nos deu: Porta Aberta,  Liberdade, Liberdade,  Conto até dez,  Reencontro,  Bola pra frente,  Um samba merece respeito,  O Lobo da Madrugada, Quero que volte  e inúmeras outras.



             Trinta discos gravados, muitos programas de televisão, inúmeros prêmios e apresentações pela América Latina, Estados Unidos, Itália, França e Japão. Praticamente o mundo inteiro ouviu esse 'cara' cantar. E bateu palmas pra ele.  Merece estar aqui, neste desfile de astros da música.


     Não deixe de curtir o vídeo inteiro. É ótimo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário