Um bom cantor e um ótimo compositor. Este é o perfil que eu traço do nosso homenageado de hoje neste espaço musical. Aos 73 anos, ele continua compondo e cantando. Escolhi um vídeo feito no Programa do Ratinho, onde se pode analisar melhor quem é
L U I Z A Y R Ã O
"OS AMANTES", que ele canta neste vídeo, é pra mim a melhor canção de LUIZ AYRÃO. Mas ele tem muitos outros sucessos na sua carreira, como "O Lencinho", "Porte Aberta", Nossa Canção" e "Águia na Cabeça". Os números mostram que foram vendidas dois milhões de cópias de "Os Amantes".
O carioca Luiz Gonzaga Kedi Ayrão, nasceu no bairro do Lins de Vasconcelos, filho do compositor e músico Darcy Ayrão, que morreu quando Luiz tinha 13 anos. Nosso homenageado de hoje cresceu mesmo num meio musical. A casa de seu tio, o saxofonista Juca de Azevedo, era frequentada por Pixinguinha e João da Baiana. É claro que Luiz Ayrão cresceu ouvindo só coisa boa.

Aos 20 anos, ele já era amigo de artistas conhecidos, como Ataulfo Alves, Humberto Teixeira, Osvaldo Santiago e Alcir Pires Vermelho. Mas antes de se render à música, Luiz Ayrão formou-se em Direito e atuou durante alguns anos na profissão de Advogado e Procurador do Banco do Estado da Guanabara. Entretanto, paralelamente ia escrevendo suas canções.
A primeira canção que Luiz Ayrão teve gravada foi "Só por Amor", interpretada em 1963 por Roberto Carlos, que três anos depois gravou outra música de Luiz, a conhecida "Nossa Canção", primeiro grande sucesso romântico do Rei. Na época, vários artistas da Jovem Guarda gravaram músicas de Luiz Ayrão.
Entre as várias músicas de Luiz Ayrão ( e são tantas ) adoro "Saudade da República". Tem muito a ver com a minha mocidade, morando em Porto Alegre e São Paulo. "Republica, república ? Ai que saudade dos meus tempos de República..."
Mas foram mesmo muitas canções que Luiz Ayrão nos deu: Porta Aberta, Liberdade, Liberdade, Conto até dez, Reencontro, Bola pra frente, Um samba merece respeito, O Lobo da Madrugada, Quero que volte e inúmeras outras.


Não deixe de curtir o vídeo inteiro. É ótimo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário