Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

             Uma figura simpática da MPB. Sempre que vejo ele cantando, me sinto como se estivesse num boteco, em meio a mesas cheias de copos e "habitadas" por boêmios da noite. Mas quando ouço a sua voz, meus ouvidos agradecem. Seu nome diz tudo

                                   L U I Z        M E L O D I A


                     
                                     

                              O talento musical de Luiz Carlos dos Santos, o LUIZ MELODIA, é uma herança natural. Seu pai Oswaldo Melodia, era sambista e compositor,  um carioca que cresceu no morro de São Carlos, no bairro do Estácio. Mas apesar do ambiente ligado ao samba, o que realmente influenciou o jovem Luiz Melodia foi a Jovem Guarda e especialmente o rei Roberto Carlos.

                                Em 1963, com apenas 12 anos, Luiz já estava na música, junto com o cantor Mizinho, ao mesmo tempo em que trabalhava como tipógrafo, vendedor e caixeiro. Fazia o que aparecia para fazer. Mas um ano depois já formou um conjunto musical, "Os Instantâneos", com Manoel, Nazareno e Mizinho. E saiu cantando pelos bares noturnos.
                              Luiz Melodia lançou seu primeiro LP em 73, com "Pérola Negra", gravada por Gal Costa. Pouco depois foi a vez de Maria Bethânia gravar uma canção sua.  E no Festival Abertura, competição musical da Globo, chegou à final com sua canção "Ébano". 


                           Compondo e gravando constantemente, Luiz Melodia se consolidou como um nome de destaque da música brasileira, passando a se apresentar seguidamente no Exterior. Cantou em vários países, participando inclusive de eventos importantes, como o Festival de Folcalquier, na França, e o famoso Festival de Jazz de Montreaux, no qual se apresentou no palco principal.



                        
   Luiz Melodia, que hoje tem 64 anos, é casado com a produtora e cantora Jane Rei, com quem tem o filho Mahal, cantor de hip hop e também compositor.




                    

       São muitos os sucessos conseguidos por Luiz Melodia, mas a canção que mais agrada é "JUVENTUDE TRANSVIADA", tema da novela Pecado Capital  e que é o destaque do vídeo de abertura desta postagem .




                     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário