Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 6 de maio de 2015


  

       CAVALO - O meu bicho preferido


                     No quinto episódio desta série semanal que destaca os animais, hoje estou trazendo o meu "bicho preferido", o CAVALO.   O grande Winston Churchill já disse uma vez: "Há algo no exterior do cavalo que faz bem ao interior do homem". E realmente (não apenas por ser gaúcho) sou fascinado pela espécime.

Não é a toa que os cavalos e os seres humanos partilham uma relação próxima há pelo menos 4 mil anos. Os equinos tiveram e continuam tendo um papel decisivo no desenvolvimento da nossa sociedade.  Arqueólogos encontraram na China um túmulo de 2.500 anos, com 12 cavalos e 5 carroças. 


  


     

                                                                          O "Equus ferus caballus" é da
da mesma família equídea dos asnos e das zebras.  Poucos animais possem um registro tão antigo e completo como o cavalo. E ao Brasil eles chegaram em 1534, na Vila São Vicente, trazidos por Tomé de Souza, que também distribuiu exemplares em Pernambuco e na Bahia.
                                                                 Os cavalos alimentam-se basicamente de gramíneas (trevo e capim) e ainda alguns cereais, como a aveia. A cenoura foi incluída em sua dieta para prevenir infestações de parasitas intestinais.  Um cavalo vive normalmente de 18 a 25 anos, podem chegar até 30.
                             
                                   O peso de um cavalo vai de 330 a 570 quilos. Sua altura média é de 1,50m a 1,60m.  O período de prenhez da égua é de 11 meses. Meia hora depois de nascido, o potro já fica em pé, se aconchegando à mãe para a primeira mamada.

     A utilização do cavalo nos esportes é múltipla, o que valoriza ainda mais o animal. As corridas de cavalos e o trote são destacados no mundo inteiro. O hipismo e o polo também são esportes muito praticados.  Eu mesmo fui proprietário de cavalos, nos bons tempos do Hipódromo Ouro Verde, aqui em Londrina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário