Ela veio pra cantar, escandalizar e fazer confusão
P R E T A G I L
A confusão já começou no cartório, na hora de registrar a criança. O pai Gilberto Gil ficou furioso quando o tabelião sentenciou: "Você não poder registrar o nome de sua filha de PRETA"
Logo com quem o cara foi mexer. Gil reagiu imediatamente: "Por que ? Se existem Biancas, Brancas, Claras e Rosas, por que não pode existir a Preta ?"
Mas foi preciso negociar, e Gilberto Gil só conseguiu a certidão de nascimento depois que concordou em acrescentar um "nome católico" junto, como pediu o cartorário. E assim foi oficializada a vinda ao mundo de
PRETA MARIA GADELHA GIL MOREIRA
Só depois de atuar um bom tempo como produtora de shows é que Preta lançou-se como cantora, em 2002, com o show "Mistura Fina", no Rio de Janeiro. E no ano seguinte já gravou seu primeiro CD, com músicas de Pedro Baby, Ana Carolina e Davi Moraes.
Particularmente, não considero Preta Gil uma grande cantora. Mas também não se pode dizer que ela é "ruim de bola". Tem um bom balanço e muita tendência para contrariar o convencional. Embora tenha um cônjuge (Rodrigo Godoy) ela parece mais disposta em escandalizar. O que mais se vê são fotos de Petra beijando na boca indiscriminadamente homens e mulheres. Na música "SOU COMO SOU" (de Alex Góes), que abre esta postagem, ela até tira um sarro quando diz que "tem que ser hétero".



O fato é que Preta sabe usar a mídia a seu favor e tem incrível facilidade para se relacionar. O seu Bloco de Rua no Rio de Janeiro o "Bloco da Preta" é um dos maiores da cidade e chegou a reunir 2,5 milhões de pessoas.
Concordo com um comentário que ouvi, e que dizia: "A Preta não é essa Coca-Cola toda, mas com certeza é uma das figuras mais inteligentes da Música Popular Brasileira da atualidade." E ela sabe usar o prestígio do pai Gilberto Gil, mesmo sem usá-lo a toda hora.
Em toda esta história, o que eu acho mais bonito é ver uma pessoas se orgulhando de ser chamada de "PRETA", nesta época em que tem tanta gente envolvida com esta frescura de racismo. Branco é branco. Preto é preto. São as duas cores mais bonitas que existem.
No segundo vídeo desta postagem, Preta Gil canta uma música de Ana Carolina e Totonho Villeroy. "SINAIS DE FOGO" é o nome da canção, e Preta me parece muito a vontade na sua interpretação. Aliás, acho que ela tem uma ótima sintonia com Ana Carolina. A letra de "Sinais de Fogo" é muito boa.
"Por que você não olha cara-a-cara? / Fica nesse passa não passa / O que falta é coragem..."

Nenhum comentário:
Postar um comentário