Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 4 de abril de 2015

Ela veio pra cantar, escandalizar e fazer confusão
 
P  R  E  T  A       G  I  L 
 
 
 
 
 A confusão já começou no cartório, na hora de registrar a criança. O pai Gilberto Gil ficou furioso quando o tabelião sentenciou: "Você não poder registrar o nome de sua filha de PRETA"
Logo com quem o cara foi mexer. Gil reagiu imediatamente: "Por que ? Se existem Biancas, Brancas, Claras e Rosas, por que não pode existir a Preta ?"
Mas foi preciso negociar, e Gilberto Gil só conseguiu a certidão de nascimento depois que concordou em acrescentar um "nome católico" junto, como pediu o cartorário.  E assim foi oficializada a vinda ao mundo de
 
PRETA MARIA GADELHA GIL MOREIRA 

                                                              Só depois de atuar um bom tempo como produtora de shows é que Preta lançou-se como cantora, em 2002, com o show "Mistura Fina", no Rio de Janeiro. E no ano seguinte já gravou seu primeiro CD, com músicas de Pedro Baby, Ana Carolina e Davi Moraes.



                                                               Particularmente, não considero Preta Gil uma grande cantora. Mas também não se pode dizer que ela é "ruim de bola". Tem um bom balanço e muita tendência para contrariar o convencional. Embora tenha um cônjuge (Rodrigo Godoy) ela parece mais disposta em escandalizar.  O que mais se vê são fotos de Petra beijando na boca indiscriminadamente homens e mulheres. Na música "SOU COMO SOU" (de Alex Góes), que abre esta postagem, ela até tira um sarro quando diz que "tem que ser hétero".
                 










                                                    
    O fato é que Preta sabe usar a mídia a seu favor e tem incrível facilidade para se relacionar. O seu Bloco de Rua no Rio de Janeiro o "Bloco da Preta" é um dos maiores da cidade e chegou a reunir 2,5 milhões de pessoas.

           Concordo com um comentário que ouvi, e que dizia: "A Preta não é essa Coca-Cola toda, mas com certeza é uma das figuras mais inteligentes da Música Popular Brasileira da atualidade."  E ela sabe usar o prestígio do pai Gilberto Gil, mesmo sem usá-lo a toda hora.
             Em toda esta história, o que eu acho mais bonito é ver uma pessoas se orgulhando de ser chamada de "PRETA", nesta época em que tem tanta gente envolvida com esta frescura de racismo. Branco é branco. Preto é preto. São as duas cores mais bonitas que existem.


             No segundo vídeo desta postagem, Preta Gil canta uma música de Ana Carolina e Totonho Villeroy. "SINAIS DE FOGO"  é o nome da canção, e Preta me parece muito a vontade na sua interpretação.  Aliás, acho que ela tem uma ótima sintonia com Ana Carolina. A letra de "Sinais de Fogo" é muito boa. 
               "Por que você não olha cara-a-cara? / Fica nesse passa não passa / O que falta é coragem..."












Nenhum comentário:

Postar um comentário