Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de março de 2015

ELEU SALVADOR
Na história dele, encontrei esta raridade:
A PRIMEIRA GRAVAÇÃO DE ELIS REGINA
 

          Nos arquivos da vida da Elis Regina, nunca consegui achar nada sobre "DÁ SORTE", a primeira música que ela gravou. Mas indo atrás da vida do saudoso ELEU SALVADOR, autor da música, eu finalmente consegui. Até mais do que eu esperava: aí está a gravação de "DÁ SORTE", que não é um samba nem uma bossa nova, mas um  calipso. Isso mesmo, "calipso", aquela música originária da Jamaica. Um ritmo hoje muito pouco lembrado por aqui.

          Mas é preciso explicar quem foi ELEU SALVADOR.  Esse cara era gente muito boa mesmo. E muito competente. Era ator, compositor e principalmente dublador. Suas dublagens ficaram famosas, especialmente quando ele fazia a voz do personagem Doc Brow (Christopher Lloyd) em "De Volta para o Futuro".
             Eleu foi sempre considerado um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Fazia o "carteiro Jaiminho" no programa Chespirito ou Clube do Chaves), na televisão. Também dublou Chaves e Chapolin em algumas versões da série. Era um mestre na arte de dublar.
             Eleu Salvador Selbach  nasceu em 1932, General Câmara, no Rio Grande do Sul. Morreu com 75 anos, em 10 de agosto de 2007, na cidade de São Paulo. 
             Ele fez algumas boas canções, como "Parabéns Gaúcho" e "DÁ SORTE", que foi sim a primeira gravação de Elis Regina, quando ela ainda morava em Porto Alegre.  Eu também vivia lá na capital gaúcha, naquela época, e me lembro bem da música rodando nas emissoras do radio local, especialmente na Rádio Gaúcha, onde Elis se apresentava semanalmente, desde criança.

         CONSIDERO ESTA GRAVAÇÃO UMA RARIDADE. OUÇAM COMO ERA A VOZ DE ELIS REGINA, NO INÍCIO DE CARREIRA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário