VENHA FAFÁ, QUE A CASA É SUA
Poderia haver alguém mais indicado para abrir esta nova semana do que a iluminada FAFÁ DE BELÉM ? Duvido. Que mulher interessante é esta paraense, que já vai chegando aos 59 anos, cada vez com brilho mais intenso. Uma abençoada mesmo.
Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu em Belém do Pará e certamente é uma das mais populares cantoras do Brasil. Quem nesse País não conhece a Fafá, que canta desde 1973 ? Na verdade, o mundo inteiro conhece esta artista, que já esteve com três papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco) e cantou para dois deles, sempre cheia de talento e emoção.
Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) e de Eneida Palha (Dona Dê), a nossa querida Fafá nasceu numa família de classe média-alta da capital paraense e, desde muito jovem, fugia de casa para cantar em bares e casas noturnas. Acabou sendo descoberta pelo baiano Roberto Santana, que era produtor do ótimo grupo Quinteto Violado, o melhor do gênero que eu conheci. Com esta indicação valiosa, Fafá literalmente decolou !
Depois de conquistar o Brasil com sua alegria e voz maravilhosa, Fafá ganhou também o mundo, a partir da obtenção de dupla nacionalidade portuguesa. Mas seu maior sucesso veio em 1979, com a canção "Sob Medida", de Chico Buarque. A esta altura, todos os compositores queriam ter a paraense cantando suas músicas.
Mas em 1985, quando começou a cantar músicas de gêneros mais popularescos, como sertanejo, brega e especialmente lambada, ela desagradou a alguns produtores, que adoravam ver Fafá cantando forró, bolero e guarânia. Entretanto, ela continuou emplacando um sucesso atrás do outro, com Atrevida, Grandes Amores, Meu Dilema, Sozinha e outros.

Conheci Fafá de Belém mais de perto, quando ela fez uma temporada em Londrina, contratada por dois saudosos amigos meus (Luiz Edmundo Samartano e José Carlos Bandeira), que eram proprietários das duas melhores casas noturnas da época na cidade: a One Way e a Do-Ré-Mi, onde Fafá se apresentou por várias semanas, sempre com grande sucesso. Tempo bom, aquele !
Gosto muito da música da música "Foi Assim", mas acabei optando por "ABANDONADA", uma canção de Michael Sullivan e Paulo Sergio Valle. Nela, Fafá mostra toda a sua garra, ao mesmo tempo em que solta seu vozeirão inconfundível. Ela é mesmo uma cantora sensacional

Nenhum comentário:
Postar um comentário