Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

 
VENHA FAFÁ, QUE A CASA É SUA
 
 
 
Poderia  haver alguém mais indicado para abrir esta nova semana do que a iluminada FAFÁ DE BELÉM ?  Duvido. Que mulher interessante  é esta paraense, que já vai chegando aos 59 anos, cada vez com brilho mais intenso. Uma abençoada mesmo.
 
Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu em Belém do Pará e certamente é uma das mais populares cantoras do Brasil.  Quem nesse País não conhece a Fafá, que canta desde 1973 ?  Na verdade, o mundo inteiro conhece esta artista, que já esteve com três papas (João Paulo II, Bento XVI e Francisco) e cantou para dois deles, sempre cheia de talento e emoção.
Filha do advogado e bancário Joaquim de Figueiredo (Seu Fefê) e de Eneida Palha (Dona Dê), a nossa querida Fafá nasceu numa família de classe média-alta da capital paraense e, desde muito jovem, fugia de casa para cantar em bares e casas noturnas.  Acabou sendo descoberta pelo baiano Roberto Santana, que era produtor do ótimo grupo Quinteto Violado, o melhor do gênero que eu conheci. Com esta indicação valiosa, Fafá literalmente decolou !
Depois de conquistar o Brasil com sua alegria e voz maravilhosa, Fafá ganhou também o mundo, a partir da obtenção de dupla nacionalidade portuguesa.  Mas seu maior sucesso veio em 1979, com a canção "Sob Medida", de Chico Buarque.  A esta altura, todos os compositores queriam ter a paraense cantando suas músicas.
 
 
Mas em 1985, quando começou a cantar músicas de gêneros mais popularescos, como sertanejo, brega e especialmente lambada, ela desagradou a alguns produtores, que adoravam ver Fafá cantando forró,  bolero e guarânia.  Entretanto, ela continuou emplacando um sucesso atrás do outro, com Atrevida, Grandes Amores, Meu Dilema, Sozinha e outros.


 
Conheci Fafá de Belém mais de perto, quando ela fez uma temporada em Londrina, contratada por dois saudosos amigos meus (Luiz Edmundo Samartano e José Carlos Bandeira), que eram proprietários das duas melhores casas noturnas da época na cidade: a One Way e a Do-Ré-Mi, onde Fafá se apresentou por várias semanas, sempre com grande sucesso. Tempo bom, aquele ! 
Gosto muito da música da música "Foi Assim", mas acabei optando por "ABANDONADA", uma canção de Michael Sullivan e Paulo Sergio Valle. Nela, Fafá mostra toda a sua garra, ao mesmo tempo em que solta seu vozeirão inconfundível. Ela é mesmo uma cantora sensacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário