Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 6 de dezembro de 2014

                              PARABÉNS, PAPAI NOEL !
    
                   Hoje é o dia do Bom Velhinho. É Dia de São Nicolau









           São muitas as histórias que se contam sobre as origens do querido Papai Noel. Mas eu fico com a tese de que ele é o próprio São Nicolau, que tem seu dia comemorado hoje, 6 de dezembro.  Foi nesta data, há 1.672 anos atrás, que o arcebispo de Mira, na Turquia, nos deixou, quase no final do Ano 342.
             Sua história é a que mais está ligada ao nosso Papai Noel, que é Santa Claus para os ingleses, Père Noël para os franceses  e Pai Natal para os portugueses.   São Nicolau foi um homem muito rico, que costumava ajudar anonimamente a quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava um saco com moedas de ouro nas costas e saia distribuindo nas moradas dos necessitados, preferencialmente pelas chaminés das casas, por onde jogava o valioso presente. E os relatos são muitos, sobre estas doações.  Pode haver um Papai Noel melhor do que São Nicolau ?
             O visual do Papai Noel que conhecemos foi lançado em 1930, através de uma avassaladora campanha publicitária da Coca-Cola. O criador foi o cartunista americano Thomas Nast, que deu as formas vistas no desenho abaixo ao Bom Velhinho. A principal diferença, em relação a atual imagem, é que o Papai Noel de Thomas Nast fumava constantemente um longo cachimbo. É claro que os antitabagistas de hoje trataram de afastar o "velhinho" do amigo cachimbo Que maldade, hein ?
                                                                    
                       Há ainda quem atribua o surgimento da imagem de Papai Noel à uma figura da mitologia germânica, que mostrava o "deus Odin", conhecido por distribuir presentes às crianças do alto do seu cavalo voador.  Odin era descrito como possuidor de longas barbas brancas.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário