Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Hoje é o Dia da MPB

           Nem a maioria dos músicos sabe bem porque, mas hoje comemora-se o Dia Nacional da Música Popular Brasileira.  A comemoração foi instituída no ano passado pela presidente Dilma Rousseff.
           Festejar a MPB me parece ser algo plenamente justo. Se tem "dia" de tudo em nosso país, por que não dedicar um dia para a música, que está constantemente presente na cabeça de quase todos os brasileiros ?
           Dilma escolheu porque 17 de outubro é o dia do aniversário da primeira compositora popular do Brasil: Chiquinha Gonzaga, que veio ao mundo no Rio de Janeiro, no dia 17 de outubro de 1847.  Chiquinha quebrou todos os tabus para introduzir a mulher brasileira na música. É dela o verdadeiro "hino do carnaval da nossa terra":
 
            "Ó abre alas / Que eu quero passar /  Ó abre alas / Que eu quero passar /
              Eu sou da Lira / Não posso negar /  Eu sou da Lira / Não posso negar /
             
               Ó abre alas / Que eu quero passar /  Ó abre alas / Que eu quero passar /
                Rosa de Ouro / É que vai ganhar / Rosa de Ouro / É que vai ganhar."

 
  No Dia Nacional da MPB, minha homenagem vai para o cantor e instrumentista londrinense Tigrão, que embalou as noites de várias gerações de Londrina.  Tigrão está seriamente adoentado. Pedimos a Deus por sua recuperação       

Nenhum comentário:

Postar um comentário