Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 2 de novembro de 2014


  UM FATO QUE ESTRAGA UMA TEMPORADA INTEIRA


         O ano do Londrina foi ótimo. Uma pena que tenha terminado assim, com tanta violência. O título paranaense e a boa campanha na Série D eram o que mais interessava. E isto foi conseguido. A derrota para o Brasil de Pelotas não teria sido vergonhosa, não fossem as cenas ocorridas no Estádio do Café.  Faz tempo que esse vem sendo o nosso maior problema: não sabemos perder.
         Toda vez que o Tubarão perde, boa parte da imprensa e da torcida culpam o árbitro. Foi assim nas derrotas para o Coritiba (aqui e na Capital) e também em outras derrotas sofridas nos últimos anos. E agora ocorre neste confronto com o Xavante. No fim, é sempre o juiz o culpado. Se radialistas dizem que o juiz está roubando, o povo acredita e a violência se instala.
          Racionem comigo: quando perdemos em Pelotas, há uma semana atrás, disseram que "foi o juiz que nos prejudicou".  Agora, em pleno Estádio do Café, dizem que outro árbitro também nos prejudicou ?  Espera aí:  então somos uns trouxas, uns otários ?  Nos roubam fora e dentro de casa ?  Ou será que estamos com mania de perseguição ?   
        Conheço bem, há muitos anos, o técnico Rogério Zimmermann. Sei que ele é catimbeiro , que agita mesmo as coisas. Mas não acredito que com aquele tamanho, ele tenha tido peito de começar uma briga na casa dos outros. Não é alto, nem forte pra isso. E o que o pessoal do clube gaúcho diz é que Rogério foi agredido por um membro da comissão técnica do Londrina.
         Assisti agora à tarde por quatro vezes o vídeo da briga horrorosa. Houve violência dos dois lados. O vídeo mostra que não foi o goleiro Eduardo Martini(foto) que "nocauteou" o roupeiro do Tubarão. Foi um outro jogador do Brasil, um reserva. Está bem claro nas imagens do Portal G1. Mas Martini e outros jogadores xavantes participaram ativamente da briga.
          Os londrinenses, por sua vez, foram também protagonistas de enorme violência. Pra começar, por que é que mordomos e massagistas estavam fazendo lá dentro do campo ? A agressão praticada contra o cinegrafista da RBS foi uma covardia. Funcionários uniformizados do Tubarão, derrubaram e chutaram o rapaz,  também danificando o seu equipamento de trabalho. Até um gandula aparece chutando o repórter gaúcho.

      MEU RECEIO AUMENTOU.  SE ESSE VIDEO CAIR NAS MÃOS DO STJD, VAMOS TER PENAS DURÍSSIMAS AOS ENVOLVIDOS
 
 
 

5 comentários:

  1. oi flavio, tudo beleza? tubarao na serie c, quem diria. faz tempo que nao te procuro, precisava saber seu email, pois fiz um livro de futebol paranaense e queria conversar com voce sobre o assunto. abraço, felipe lessa

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito a cidade de Pelotas e aos Gaúchos!! Mas este time me lembrou os tempos de União Bandeirantes...Lá em Pelotas o time do Londrina chegou para jogar de baixo de pedradas no Onibus, e o jeito que se portaram em campo ontem foi puro amadorismo, tá explicado por que este time pequeno nunca ganhou nada e quase ninguém conhece!!!
    Eu sinceramente nunca tinha ouvido falar neste treinador, ele comecou toda a confusão!!
    Mas nada justifica a violência, que pena que terminou assim e notem que nenhum jogador do Londrina se envolveu na briga, até barra de ferro o pessoal do pelotas arrumou, da pra ver a foto no G1.com
    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Tudo começou com a catimba do tecnico, que queria ser mais malandro que a malandragem.
    Mas isso são coisas de times gauchos, que querem ser argentinos.
    Mas de qualquer maneira conseguiram e estão de parabéns.
    AVANTI

    ResponderExcluir
  4. Poxa Flávio como faz falta no rádio de Londrina suas opiniões independentes.
    A muito tempo tenho dito isso a torcida e o time do Londrina entram em td jogo decisivo pilhado demais, se perdem com qualquer time malandro, catimbeiro e um pouco melhor. Depois joga td nas costas dos juízes, que por mais que errem não são erros tão determinantes assim em sua maioria.
    Não estamos sabendo perder, o Londrina de clube simpático esta se tornando "clube chorão c torcida violenta".
    Sim pq nossa torcida tem um viés violento, não sei se é herança e influência das torcidas de SP por aqui, mas tenho percebido inúmeros casos em que nossa torcida exagera.
    Até onde eu sei tanto os poucos torcedores do Londrina quanto a imprensa foram tratados com respeito em Pelotas, enquanto por aqui batemos em cinegrafista, não deixamos narradores fazerem seu trabalho em segurança, jogamos pedra na torcida adversária. Os caras erraram tbm, mas erro muito maior foi o nosso, que a muito tempo trata mau quem nos visita.
    Estou envergonhado

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 04:07, pega a sumula do primeiro jogo e veja o que aconteceu lá em Pelotas, eles começaram a guerra e nós ( como o Flavio sempre fala) não podemos ser frouxos.
    Quanto a torcida, a organizada do LEC tem um "convênio" com a do CAP, por isso a violência que sempre ocorre, principalmente contra os coxas.
    AVANTI

    ResponderExcluir