Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Não sei mais quando é penalti. Ou quando não é

         O futebol brasileiro está mesmo bagunçado. Pra começar, no aspecto técnico. Agora até o líder (Cruzeiro) está perdendo duas partidas seguidas e levando até de 3 a 0, do fraco Flamengo. O vice-líder (Inter) na rodada anterior levou 5 a 0 da Chapecoense. Mas, domingo, ganhou do Flu e está todo faceiro no segundo lugar. Já o São Paulo (3º da classificação) é o próprio "bem-me-quer  mal-me-quer": ganhou do Atlético fraco, mas perdeu do Atlético forte. E assim estão indo praticamente todos os disputantes. Com a queda do Cruzeiro, não tem mais nenhum time regular no Brasileirão.  Desculpem, temos um: o  Botafogo, que não sai lá de baixo.  Não tem ninguém com menos de seis derrotas. Que nível, hein ?
           Mas tem um outro aspecto que está me fazendo perder a tesão com esse campeonato: as leis e as arbitragens.  Agora temos pênaltis que só são pênaltis no Brasil. Porque lá fora as regras não mudaram. Só em nosso País é que dirigentes, árbitros e até jogadores se reúnem pra discutir e decidir quando é mesmo pênalti. Mas chega o dia do jogo e os árbitros marcam tudo diferente do que foi "combinado".
          Morri de rir quando ouvi o lateral-esquerdo do Corinthians Fabio Santos protestando na televisão, após a derrota para o Botafogo. Ele levantou o braço e cometeu o pênalti que originou o único gol da partida (foto). E disse depois do jogo: "Eu fui a reunião em que ficou combinado que isso não seria pênalti. Mas aqui o juiz marcou."   Isso é o fim do mundo, um absurdo. Então estão combinando o que vale ou o que não vale no próximo jogo ?
             Medidas e alterações são tomadas na CBF, contrariando o futebol que se joga lá fora. Ainda no jogo Brasil x Argentina ouvi o narrador dizer: "Nossos jogadores precisam saber o que está sendo considerado falta, pelas arbitragens européias´." Ora bolas, o que é falta lá,  tem que ser falta aqui também. Mas confesso, que já sei mais o que é pênalti ou o que não é, aqui no Brasileirão.
           

Um comentário:

  1. O representante da Conmebol explicou mas parece que alguns arbitros não querem entender, até pensei que v0cês gremista iam reclamar da arbitragem por causa da expulsão de Barcos, que devia ser expulso já anteriormente, além do Felipe Bastos, que foi tão ridiculo que Scolari o retirou do campo para não ser expulso, pois caçaram o Valdivia.
    Valdivia Show, se colocar a cabeça no lugar, é o melhor jogador em atividade no Brasil, mas tem que jogar mais serio e evitar tanto bate boca com o arbitro e adversários.
    Vitoria justa, o Gremio achou um penalti duvidoso, pois na verdade a bola bateu na cabeça do Valdivia e não no braço(veja o video no ESPN), o dominio foi todo do alvi verde imponente.
    AVANTI

    ResponderExcluir