Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Talvez eu seja o último romântico



        Na minha caminhada diária pelo centro da cidade, fiquei contente hoje, ao ver muitas pessoas vestindo a camisa do Londrina Esporte Clube. E mais ainda por constatar a presença de muitos jovens, especialmente meninas adolescentes, que nesta segunda-feira foram para a escola de azul e branco, com a camisa do time da cidade. Observei também que a grande maioria prefere o modelo tradicional, aquela camisa alviceleste em listras largas, parecidas com aquelas da Seleção Argentina.   Muitas camisas novas, mas quase todas no modelo que tornou o Tubarão famoso em todo o Brasil, no Brasileirão de 77. Indiscutivelmente, muito mais bonita do que as outras.
          Fiquei feliz com a conquista do Londrina. Entretanto,  todas as pessoas que me conhecem bem, sabem que este que aí está não é o Londrina que eu aprendi a amar, quando aqui cheguei, em 1964.  Não gosto dos chamados "times de dono". Desde que o Tubarão ingressou neste modelo de opção, perdi grande parte da paixão antiga, que me fez até passar mal em estádios, de tanta emoção. Hoje, vejo o Londrina Esporte Clube como mais uma instituição comercial da cidade, dirigida por pessoas que vieram para a cidade para ganhar dinheiro. Não há nada de errado nisto, só que não é o meu modelo ideal para se tocar um clube de futebol.
               Apesar de tudo isto,  não posso deixar de reconhecer que a conquista de um título estadual é muito importante para Londrina. E que ela proporciona alegria, especialmente para as pessoas que não dão muita bola pra essa história de paixão, preferindo vibrar com o momento, o gosto de ganhar.
           Por tudo isto, estou feliz com a vitória do Tubarão. Apenas nunca vou me sentir bem, quando em plena festa de conquista de um campeonato, o "dono" de um time declarar que já vendeu alguns daqueles jogadores que acabaram de se sagrar campeões para um outro clube qualquer.
            Talvez eu seja o último romântico do futebol !

8 comentários:

  1. Flávio, quero acrescentar ao seu comentário algo que a imprensa de Curitiba ignorou: A civilidade dos torcedores e jogadores. Não houve agressões entre torcedores, invasão de gramado, arremesso de objetos, veículos depredados. Em campo o óbvio ululante: Jogo de futebol , se não de excelente qualidade, com determinação e raça bem ao gosto do torcedores. Parabéns ao Tubarão e a " Zebra". Que sejam referencia aos transloucados torcedores e seus times da capital.Abraços. João de Araujo.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Flavio, digo e repito todo mundo esta ganhando dinheiro nas costas do tubarao, menos o Londrina, que recebe uma migalha dessa parceria!!!!

    TATO -

    ResponderExcluir
  3. gaucho

    Concordo com o seu texto em numero, genero, e grau .
    Meus filhos londrinenses hj adultos e formados não tiveram o prazer de vibrar com o tubarão campeão.
    Em 92 eles nem notaram .
    A paixao nao e a mesma , mas camisa que eles usaram ainda e aquela que tinha a patrocinio do sercomtel com a propaganda em letras verdes que era a cor do sercomtel.
    Bons tempos do Londrina .
    Mas estamos em plena festa do interior vibrando com o Londrina , porque o timao tambem não passou nessa fase de estadual paulista .

    Portanto agora a festa é do interior, mostrando toda sua força .

    Um abraço

    Muraska

    ResponderExcluir
  4. gaucho

    em nenhuma ação de midia sobre LONDRINA CAMPEÃO se nota ou se fala quem é o presidente do Londrina de fato .
    Só se fala no gestor , o cara que mais aparece na TV .

    tenho dito

    ResponderExcluir
  5. Acorda pessoal, sem o empresário Malucelli, ou outro grande empresário, o Londrina não ganha nada, vai se afundar em dividas e vai ficar no sobe e desce.
    Está dificil fazer futebol, o Palmeiras tenta implantar a politica da produtividade, pagando um salario razoavel aos jogadores, mesmo assim não consegue manter qualquer meia boca que se destaca um pouquinho.
    Enquanto não aparecer um russo ou arabe os palmerenses vão sofrer muito, imagine o LEC.
    AVANTI

    ResponderExcluir
  6. Tinha esquecido de falar um assunto que vocês vão mudar de ideia, segundo noticias do Globoesporte, o time do Maringa vai desistir da serie D, porque desmontou o time inteiro e só disputa se aparecer um empresário para tocar o time.
    Então, tem jeito de fazer futebol sem dinheiro?

    ResponderExcluir
  7. Sera que esse Malucelli tem tanto dinheiro assim, de onde vem toda essa grana?
    Ganhou o titulo, nao deixa de ser uma proeza pelo time que montou.
    Mas eu tambem prefiro o Londrina sendo dirigido por uma diretoria administrativa, assim como no passado. Com ou sem a SM Sports, o Londrina nunca morrera!!!

    TATO - 15-04-2014

    ResponderExcluir
  8. FLAVIO amigo ! - os tempos são outros. Eu também gostava quando as camisas eram só do time. Um exemplo: quando entrei no Corinthians, havia 120 mil sócios, em fins de semana 40 a 50 mil no conjunto aquático. Os edificios foram sendo construídos com piscinas, ginástica,quadras- ( o povo passou a ficar em casa), o SESC abriu fantásticas área de lazer- 5 reais para entrar e 5 de estacionamento para as familias menos favorecidas. No Corinthians aos sábados e domingos, passavam 50 a 80 onibus aos SESC- quando sai do clube havia 2.500 sócios. Por isso a TV Globo assumiu, diminuiu os estádios, as rádios fazem offtube. O romantismo ficou conosco e o Nelson Gonçalves !

    ResponderExcluir