Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Será mesmo uma grande Copa do Mundo


       Havia um certo receio de que algumas grandes seleções acabassem ficando de fora da Copa 2014. E várias delas tiveram que buscar sua classificação nas perigosas repescagens, como França, Portugal, Uruguai e México, entre outras. Alguns torcedores até achavam que seria bom que algumas grandes forças não viessem, entendendo que as chances do Brasil aumentariam. Mas no fundo, quase todo mundo queria ver uma Copa realmente forte. E é o que vai acontecer.
         Pra começar, teremos a presença dos oito países que já foram campeões mundiais: Alemanha (45/74/90), Argentina (78/86), Espanha (2010), França (98), Inglaterra (66), Itália (34/38/82/2006), Uruguai (30/50) e Brasil (58/62/70/82/2002). 
         O sorteio dos oito grupos ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia. O comando será do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke. Grandes personalidades do mundo inteiro estarão presentes. E teremos várias atrações músicais, como o rapper Emicida, o grupo Olodum e a cantora Margareth Menezes. A cerimônia terá a duração de 90 minutos e será transmitida para 193 países.
           Quase todos os maiores craques do mundo estarão jogando a Copa 2014, a começar pelos dois melhores, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo. E os continentes estarão muito bem representados nos 12 estádios que sediarão a competição:
            A EUROPA terá Holanda, Itália, Bélgica, Suiça, Alçemanha, Espanha, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Grécia, Croácia, Portugal e França.
             A ÁSIA nos mandará Japão, Austrália, Irã e Coréia do Sul.
             A AMÉRICA DO SUL estarfá representada por Brasil, Argentina,. Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
             Da CONCACAF virão Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
              E a AFRICA nos trará Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
              Apenas uma equipe estará estreando neste Mundial, a Seleção da Bósnia. E sete equipes que não estiveram na última Copa, na África do Sul, estarão retornando agora: Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Croácia, Equador, Irã e Rússia.
               Será um Mundial infinitamente superior ao primeiro que o Brasil sediou, em 1950. Naquela ocasião, várias seleções desistiram  e tivemos apenas 13 participantes: Uruguai, Brasil, Chile, Bolívia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Iugoslávia, México, Suécia, Suiça e Paraguai.

2 comentários:

  1. É impressionante como os Uruguaios vivem do passado. Falou em copa ou futebol eles lembram de 1950, onde a bola era amarrada com cardaço, além do que o Uruguai, para quem é mais jovem, era um pais rico, chamado de suiça sul americana, e até brasileiros iam jogar lá, isso até os anos 60 e 70.
    Mas agora tornou-se uma seleção pequena e nunca mais será campeã mundial.
    Como diz um amigo, o Uruguai é igual funcionário de museu, vive do passado.

    AVANTI PALESTRA

    ResponderExcluir
  2. Gauchão:
    Vc não vai postar nada sobre a Ponte Preta que conseguiu um feito histórico,
    derrotando o São Paulo, em pleno Morumbi?
    Time pequeno é fogo!!!!

    TATO - 22/11/2013

    ResponderExcluir