Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Deus impediu que fosse muito pior !

         O experiente jornalista Coutinho Mendes garante que foi o pior temporal que atingiu Londrina em toda a sua história. E foi feio mesmo. Sobrou até para o enorme pinheiro que tenho na frente da minha casa. O coitadinho ficou meio pelado, de tantos galhos que cairam. Mas ainda tenho que agradecer muito a Deus, porque foi só isso.  Quanta tristeza vi por aí, como mostram as fotos que vários amigos postaram no Facebook. Mais de 120 mil famílias sem água ou sem luz. Ou sem as duas coisas juntas, o que é muito pior.
    
    Ouvi a entrevista do prefeito Kireeff. Estava triste e preocupado. Posso imaginar como não está a cabeça do homem, com tanto problema para resolver ao mesmo tempo. Provavelmente vai decretar "Situação de Emergência", mas isto foi feito em 2011 e o dinheiro nunca chegou.
      O que a cidade precisa é se estruturar, porque sempre virão problemas como este. O povo reclama com com razão, porque não se viu movimentação da Defesa Civil durante aquelas horas dramáticas.
       Sinaleiros parados, escolas danificadas, nove postos de saúde seriamente atingidos e sem eletricidade. E muito mais.
      
      E não se iludam: se recursos estaduais ou federais não chegarem, vamos levar muito tempo para ver Londrina outra vez em ordem. A cidade está sucateada e nossos serviços  públicos extremamente deficientes.
       Se a  Prefeitura nunca tem dinheiro pra nada, de onde vão sair os recursos para reconstruir e limpar a cidade. Os administradores já estão pedindo ajuda à população.
        Esta não foi a última tempestade que passou por Londrina. Vivemos num país tropical, sempre sujeito e este tipo de intempéries. Se o problema fosse só consertar o que estragou agora, seria muito simples. Mas quem garante que logo não teremos outra ventania ?
        Muito bom, amigos, que não morreu ninguém. E foi Deus que segurou, porque a cidade está completamente despreparada para enfrentar esse tipo de problema.



 
Mas ficam algumas lições deste episódio lamentável. É necessário, por exemplo, rever o sistema de arborização da cidade, que sempre causa grandes problemas. Quando é que os orgãos competentes vão substituir as centenas de árvores velhas, que a todo o instante ameaçam cair ?  É muito bonito ver uma cidade arborizada, mas quando estas árvores são bem cuidadas e substituídas periodicamente.
 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário