Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Grenal dos estrangeiros e das broncas



       Como sempre faço em dia de Grenal, ontem à tarde preparei meu chimarrão e me ajeitei na poltrona. Radinho no ouvido, acompanhando o Tubarão, e olho pregado na televisão, pra não perder nada do mais legítimo clássico do futebol brasileiro. Não tem pra Fla-Flu, Palmeiras x Corinthians, Ba-Vi, Cruzeiro x Atlético ou pra qualquer outro. Rivalidade de verdade é lá no Rio Grande mesmo.
          As vezes me decepciono com algumas coisas. Como por exemplo no encontro do árbitro com os capitães. Parecia um jogo do Campeonato Argentino: D'Alessandro capitaneava o time do Inter e Barcos era o capitão tricolor. E "gringo" foi o que não faltou neste Grenal. Pelo Grêmio, o paraguaio Riveros, o uruguaio Maxi Rodriguez e o argentino Barcos.  Pelo Inter, dois platinos: D'Alessandro, que é de Buenos Aires, e Scocco, que nasceu na Província de Santa Fé. E o uruguaio Diego Forlán. Mas entre os brasileiros tambem haviam "bandidos manjados", como Kleber Gladiador e Jorge Henrique.


           É claro que a mistura de gaúchos com argentinos, uruguaios e paraguaios só poderia dar em confusão. E foi o que se viu, muita bronca.  Mas na verdade, a gauchada já devia estar acostumada com tantos gringos. Conta a história que 74 estrangeiros já vestiram a camisa tricolor e que 66 já envergaram a camisa colorada. Acho que é porisso que tem gente que diz que os gaúchos são mais castelhanos do que brasileiros.
           Mas o jogo de ontem foi bom. O Grêmio saiu na frente, num penalti convertido por Barcos. O Inter empatou numa jogada de Willians (o melhor em campo) completada pelo artilheiro Leandro Damião, que só não é o camisa 9 da Seleção porque Felipão é muito teimoso.


        O árbitro gaúcho Fabrício Neves Correa também começou bem, mas não aguentou a pressão. Era muita gente falando na cabeça dele. Quem é que aguenta o D'Alessandro querendo apitar o jogo ? O juizão acabou se perdendo. Teve então que expulsar dois colorados (o ex-corinthiano Jorge Henrique e Fabrício) e o gremista Werley.
            Mas a bronca continuou, chamando a atenção especial a discussão cara a cara de D'Alessandro com o técnico Renato Gaúcho(foto). Faltou muito pouco para o pau quebrar de uma vez por todas. Mas o Grenal continua sendo o mais forte de todos os clássicos brasileiros.  Não foi a toa que tivemos mais de 40 mil pessoas e quase R$ 2 milhões de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário