Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dilma e Ratinho: um grande papo

                    Não acho que Ratinho seja um bom reporter. Mas ele é um curioso e não tem vergonha de fazer pergunta simplória. Certamente por esta razão, o conhecido apresentador do SBT conseguiu fazer a melhor entrevista que eu vi até hoje com a presidente Dilma Rousseff. A conversa,  marcada por absoluta descontração de Dilma, foi gravada no Palácio do Planalto (no dia 3) e apresentada ontem à noite, no Programa do Ratinho.

                    Nos limites de sua pouca cultura jornalística, Ratinho misturou assuntos e ultrapassou limites de tratamento, mas conseguiu arrancar da presidente tudo o que o povo brasileiro tinha vontade de saber. Ratinho obteve respostas que reporteres mais conceitudos não lograram obter em entrevistas anteriores. Em termos populares, foi um ótimo trabalho.
                   Dilma falou sobre tudo. Fiquei inclusive sabendo que ela torce por dois clubes brasileiros: o Internacional e o Atlético Mineiro. Falou também sobre metas da parte final do seu governo, destacando a implantação de uma nova malha ferroviária, tão necessária para o nosso País.
                    Conversou ainda sobre a tentativa de conseguir segurança para o Brasil, a partir das fronteiras. E abordou esta situação criada pelos norte-americanos, através desta espionagem virtual tão comentada nos últimos meses. Ela reafirmou que quer do presidente Obama duas coisas: um pedido oficial de desculpas e o compromisso de que ocorrido não se repetirá. E foi enfática: "Não precisamos que ninguém nos defenda do terrorismo. O Brasil sabe se defender."


                   E além do ótimo papo, Ratinho ainda caminhou com Dilma Rousseff pelo Palácio da Alvorada, visitando a biblioteca  e outros recantos da casa dos nossos presidentes. Com todas as suas limitações culturais, o Ratinho matou a pau.

Um comentário:

  1. Gostei demais da entrevista, a Presidenta descontraída foi respondendo calmamente as perguntas simples do Ratinho. Você escutando um diálogo dessa envergadura, nos anima a pensamentos melhores.!!!!!

    ResponderExcluir