Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasil derrotado. Eu bem que avisei

      Pra mim não foi surpresa. Quem leu o Blog ontem, conheceu a minha previsão,  de que seria muito difícil a Seleção Brasileira ganhar lá na Basiléia. A Suiça, que é lider do seu grupo nas eliminatórias européias para a Copa 2014, tem a melhor defesa do Velho Continente. Nos últimos 27 jogos, só levou meia dúzia de gols.
      Porém, o que nem eu não esperava é que os suiços superassem os brasileiros em todos os principais números da partida disputada hoje, com vitória deles por 1 a 0. Os caras ganharam em tudo: chutaram 13 bolas a gol, enquanto Brasil só chutou 8. Erraram 18 passes, contra 27 erros brasileiros. E o que é mais vergonhoso: fizeram 18 faltas e sofreram 27. Em suma: fizemos tudo errado, não chutamos a gol e ainda enchemos os caras de pontapés. Foi o que aconteceu.
   
                         Neymar entrou duro e Marcelo deu um tapa na cara de Lichtsteiner

         Haviam 31 mil torcedores no St.Jacob Stadium. Os brasileiros ficaram frustados com a derrota. Mas os suiços fizeram uma festa danada, e vaiaram Neymar o jogo inteiro, por causa de suas seguidas quedas. Houve inclusive um lance que foi demais. Junto a linha de fundo, ele teve sua camisa segura por um adversário e simplesmente parou de jogar, esperando que o árbitro marcasse. Foi mesmo penalti, mas parar sem que o juiz apite é um absurdo. Neymar também me pareceu mais lento. Fiquei com a impressão de que ele vai sofrer na Europa.
        Outros jogadores também jogaram muito mal, como Paulinho, que só cabeceou uma bola na trave e não fez mais nada. Oscar esteve longe de sua produção normal. Fred não jogou absolutamente nada. Marcelo esteve muito nervoso, cometendo faltas violentas e não criando lances pela esquerda. Maxwell teve uma estréia lamentável, errando todas as jogadas. Lucas entrou em campo mas não entrou no jogo. E até o goleiro Jefferson andou soltando bolas inexplicáveis, por pouco não levando um frango.


         Mas Daniel Alves merece um capítulo a parte. Jogando mal e reclamando de tudo e de todos, ele foi ainda o responsável direto pela derrota brasileira. Chega a ser bizarro o gol contra que ele marcou. A bola foi cruzada da direita e ia passando por todos, quando Daniel resolveu tentar cabeceá-la para escanteio. Sozinho, meteu a bola bem no ângulo, no único gol da partida.
          Felipão culpou a parte física. Disse que os jogadores que atuam na Europa estão em época de pré-temporada. Mas parecia bem decepcionado com a conduta geral do time. A vitória na Copa das Confederações, jogando em casa, com tudo a favor, pode ter iludido a todos nós.
          Mas pra mim, uma constatação foi mais uma vez confirmada: que falta faz um Ronaldinho Gaúcho para organizar o meio-campo do Brasil.
          .

Nenhum comentário:

Postar um comentário