Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Está ficando muito perigoso !

         Não sei como isto vai ser resolvido, mas começo a achar que está ficando perigoso demais colocar o Londrina e o Coritiba frente a frente no futebol. O jogo de ontem até fica em segundo plano, diante do comportamento geral das pessoas. Desse jeito, não dá mais para ir ao futebol. É muita gente enlouquecida junto. Cada um puxando para o seu lado.
 
         Prefiro não discutir a fundo a atuação deste árbitro, que eu até ontem eu não conhecia. Mesmo porque, foram lances muito polêmicos, extremamente discutíveis. Mas, pra não ficar em cima do muro (onde eu nunca fico) aqui vai um resumo do que eu vi. Pra mim, o juiz deixou de marcar dois penaltis claros. O primeiro foi cometido por Rafinha, que realmente tocou com a mão naquela bola junto à linha e fundo. E o segundo foi proporcionado por Danilo e Germano, que derrubaram claramente o Arthur na área londrinense. Os outros lances que estão sendo citados, são realmente discutíveis.  Que me desculpem aqueles que têm quatro ou cinco olhos e porisso enxergam mais do eu, que só tenho dois, e já bastante cansados.
 
            Na verdade, a maior verdade foi dita pelo londrinense Gil Rocha, londrinense que trabalha em Curitiba, em cargo importante na RPC. Disse o Gil: "Está mais do que na hora da Fifa acabar com esse negócio de bola na mão ou mão na bola E é só fazer como no basquete, onde os jogadores não podem tocar com o pé na bola. Não tem essa de pé na bola ou bola no pé. Se houver um encontro do pé com a bola, a infração é marcada. Nunca tem bronca. " E o Gil está cheio de razão.


            A minha preocupação maior é com o futuro. Estou certo de que com qualquer árbitro, venha ele de onde vier, vamos ter mais confusão no Estádio do Café, se o Tubarão não derrotar o Coxa na próxima partida entre os dois times. Haverá bronca sim, porque já existe uma pré-disposição dos londrinenses, que se sentem fraudados, roubados. E aí entra uma parte da imprensa, que tem acirrado essa mágoa, dia após dia. Algumas pessoas ainda não se deram conta de como tudo isto é perigoso. Qualquer dia, num novo jogo Londrina x Coritiba, o povo invade o campo e mata alguém. E quem vai segurar 30 mil pessoas enfurecidas ?


            Fico até pensando: será que a ex-ministra Margareth Thatcher (a Dama de Ferro)  tinha razão ? Impressionada com os rumos que o futebol inglês estava seguindo na época, ela disse mais ou menos assim: "Se alguém no futebol tem que matar, então que se mate o futebol." 

8 comentários:

  1. Eu reafirmo meu comentário anterior, quando disse que o penalti, mais claro tinha sido o do rafinha, mas querer dar relevância ao penalti a favor do Coxa(bi-chorão da copa brasil)não está certo, porque ele é resultado da não marcação do penalti (que para o LEC seria o terceiro).
    AFONSO PEDE DEMISSÃO, CHEGA.
    VAI TOMAR SUA CERVEJINHA NOS BOTECOS NA VILA NOVA.
    SERÁ QUE NÃO TEM NINGUÉM HONESTO NESSE PARANÁ PARA ASSUMIR O COMANDO DOS ARBITROS?

    PALMERENSE.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Palmeirense
    Gosto muito das suas colocações, mas acho que vc não conhece bem o Afonso, que é uma pessoa muito honesta. Conheço bem, ele e sua família, seu filho Júlio, que é narrador esportivo inclusive. Não é fácil ser diretor de árbitros. É uma pena que as pessoas critiquem o Afonso sem conhecê-lo bem. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Flavio pela sua coerencia... foi o único da cronica londrinense que conseguiu visualizar os fatos sem a paixão e o coração.
    Acho que todos os lances capitais da partida foram discutíveis e pelo que consta na regra do jogo infelizmente o árbitro fica no julgamento de interpretar o lance. E com certeza nessas situações ele sempre vai pender pro time de maior camisa, seja o Coritiba, o Corinthians ou Flamengo.
    Mas o que mais me preocupa é essa tal pré disposição que existe para com a Federação, os árbitros, e os Curitibanos. Temos que jogar bola e ganhar o jogo, ontem até fizemos por onde, mas infelizmente a bola não entrou.
    Por força de não ter ido ao jogo, já que estava trabalhando, pude acompanhar pela TV e acho que isso me ajudou a analisar tudo sem o calor da torcida e da paixão que é transmitida.

    Abs.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria dizer ao Ricardo, que concordo em parte com ele. Mas na verdade uma pré-disposição. É um fato consumado a arbitragem prejudicar equipes do interior, em favor do chamado trio de ferro da capital. Acompanho o futebol do estado há 52 anos e foram 52 anos de benefícios aos clube da capital. União, Grêmio, Londrina, Apucarana, Matsubara e tantos outros foram escandalosamente roubados por arbitragens tendenciosas, muitas vezes, piores que estas do Londrina.
      Não tenho Flávio mais que 2 olhos (a não ser quando estou de óculos, rss), mas pelo menos dois penais o árbitro teria que marcar sim. Um em cada tempo. Ele foi tendencioso. E Ricardo, ano passado o Tubarão tinha tudo pra vencer po Coxa nos dois jogos e a arbitragem não deixou, veja bem, NÃO DEIXOU em nenhuma oportunidade. Por isso digo que não existe pré-disposição e sim fatos reais. abraços

      Excluir
  4. Olá,

    Caro Isnard, eu não estou discutindo se os penaltis ocorreram. Apenas considero que o se o árbitro errou ou acertou por força da regra fica a critério dele a interpretação se houve mão na bola e bola na mão.

    Concordo com seu ponto de vista que sempre os times de capital são beneficiados, infelizmente a camisa pesa. Da mesma forma que Coritiba e Atletico vivem reclamando quando jogam contra clubes do eixo Rio - São Paulo.


    ResponderExcluir
  5. Não concordo com essa estoria que os arbitros sempre ajudam os clubes da capital ou os clubes grandes.
    É que quando o beneficiado é o clube "pequeno" não dá ibope, tanto é que o Paranavai, foi campeão com um gol muito mal anulado do Henrique e ninguém falou nada.
    Eu tenho varios videos de jogos do Palmeiras que ele foi escandalosamente roubado contra times pequenos, mas ninguém fala nada, até o corinthians, rei do apito, já foi prejudicado.
    No Paraná existia uma quadrilha, o o Evandro denunciou, depois disso melhorou, mas os arbitros são fracos, isso é culpa do Afonso, que vive na idade da pedra ainda.
    PALMERENSE.

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos:

    Do jeito que está, ganhar do Coritiba está ficando impossível. Não é chororô, falar que não foi pênalti no lance do zagueiro Pereira é querer brigar com a imagem, e tem mais, ele só não marcou aquele para os coxas, porque estava com a consciência pesada.
    Olhem bem, do jeito que está, Londrina x Coritiba, é uma tragédia anunciada.

    TATO - 05/03/2013

    ResponderExcluir
  7. Já que o Isnard tá frequentando o Blog, teve um tempo que o Matsubara era forte, principalmente fora de campo, o "japones" tinha muito dinheiro, e até jogador junior do LEC era alvo do Matsubara antes de uma decisão.
    Não tem essa de ajudar só porque o time é grande ou da capital, tem desonestidade(compra de arbitros) interesses comerciais(por exemplo: Corinthians na final da libertadores, bom para rede Globo,CBF,Commebol).
    Mas agora no Paulista, já não há esse interesse, então se por acaso, existir lance que favoreça o timão, será apenas um erro do arbitro.
    FORA AFONSO

    ResponderExcluir