Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Morreu o maior técnico que eu conheci



       Recebi com grande tristeza, ontem à noite, a notícia da morte do melhor técnico que o basquete brasileiro já teve.  Morreu Ary Vidal, o treinador que levou a Seleção Brasileira à sua maior vitória. Em 1987, em Indianópolis (EUA), com Ary no comando, o Brasil derrotou a  equipe norte-americana dentro da casa dela, e conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos. Uma vitória que é comemorada até hoje.
        Vidal também foi o técnico do Brasil nos Jogos Olímpicos de Seul-1988 e de Atlanta-1996. Não vi no nosso país alguém que tivesse tanta visão de basquete. O Brasil deve muito a ele, que morreu aos 77 anos, depois de lutar contra os problemas renais e cardíacos que anteciparam o final da sua carreira.
         São inúmeras as vitórias conquistadas por Ary Vidal, que foi campeão brasileiro dirigindo o Corinthians, de Santa Cruz do Sul-RS, em 1994.  Trabalhou em vários clubes grandes, como Flamengo, Vasco, Fluminense e Minas.  E teve até uma rápida passagem pelo basquete londrinense, nos bons tempos da modalidade em nossa cidade.
         Na Seleção Brasileira, Ary Vidal foi o técnico em 121 jogos, conseguindo 92 vitórias e apenas 29 derrotas. Ele morreu no Rio e está sendo sepultado hoje no cemitério do Cajú.
      
                                 Com a Seleção, na maior vitória do basquete brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário